PGR

Rodrigo Janot é o novo procurador-geral da República

Presidenta segue a tradição iniciada por Lula e escolhe o primeiro nome da lista tríplice enviada pela categoria; indicado vai substituir Roberto Gurgel, cuja gestão foi marcada por denúncias de prevaricação

©andré borges/folhapress

Janot tem 56 anos e está na PGR desde 1984

São Paulo – Seguindo uma tradição iniciada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff indicou hoje (17) para a Procuradoria Geral da República o nome que liderava a lista tríplice enviada pela Associação Nacional dos Procuradores, o mestre em direito Rodrigo Janot.

Ele vai suceder Roberto Gurgel, cuja atuação à frente do cargo, nos últimos quatro anos, foi marcada por denúncias de favorecimento, prevaricação e até direcionamento de licitações do órgão. Gurgel é acusado, entre outras imputações, de ter tentado engavetar as investigações contra o ex-senador Demóstenes Torres (então no DEM) e o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB), nos inquéritos da Polícia Federal que apuravam a relação dos dois com o bicheiro Carlos Cachoeira.

De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, Dilma “considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição”.

Ele é subprocurador-geral desde 2003. Procurador da República desde 1984, é mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália. Foi presidente da associação dos procuradores entre 1995 e 1997.

Também faziam parte da lista tríplice as procuradoras Ela Wiecko e Deborah Duprat.

Leia abaixo a íntegra da nota da Presidência:

A presidenta Dilma Rousseff indicou, neste sábado (17), Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República. Mais votado por seus pares na eleição da Associação Nacional dos Procuradores, Janot tem uma brilhante carreira no Ministério Público.

Procurador da República desde 1984, Janot é mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, com especialização em direito do consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália.

A presidenta Dilma Rousseff considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição.