Deputados adiam votação de relatório de reforma política

Deputado federal Henrique Fontana afirmou que se matéria fosse votada nesta quarta, correria o risco de ser arquivada

Há dois meses, Fontana vem dialogando com diversos líderes dos mais variados partidos em busca de de consenso (Foto: Beto Oliveira/ Agência Câmara)

São Paulo – A votação do projeto de Reforma Política na comissão especial da Câmara dos Deputados foi adiada para novembro. A matéria estava na pauta para ser votada nesta quarta-feira (5), mas os parlamentares atenderam a um pedido do relator, deputado federal Henrique Fontana (PT-RS). O prazo para apresentação de emendas termina no dia 20 de outubro, e tem a votação prevista para o dia 26 do mesmo mês.

“Meus cálculos indicam que, provavelmente, se fosse para a votação hoje, correríamos o risco de arquivar o projeto. A prudência me indica que eu devo apostar no caminho da negociação”, argumentou Fontana.

Há cerca de dois meses, Fontana vem dialogando com diversos líderes dos mais variados partidos em busca de consenso para viabilizar mudanças no sistema político brasileiro. Até mesmo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou no jogo e participou de alguns encontros, cumprindo o prometido meses antes de deixar a Presidência, de que essa seria uma de suas frentes de atuação.

Antes do adiamento, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) havia manifestação intenção de votar o projeto em plenário já em novembro. Com a prorrogação na Comissão, fica inviável o agendamento de uma nova data.

Comissão terá novo presidente

Logo após o anúncio do adiamento, o presidente da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Almeida Lima (PMDB-SE), anunciou que irá deixar a presidência pelo fato de estar trocando o PMDB pelo PPS.

A função de presidente na Comissão foi uma indicação do PMDB, portanto ao deixar o partido, ele entregará de volta a função ao partido.

Com informações Agência Câmara