Responsabilidades

Randolfe Rodrigues e PT pedem intervenção federal no Distrito Federal

O líder do governo no Congresso Nacional anunciou, via twitter, que ele e Gleisi Hoffmann estavam entrando com representação junto Procurador-geral da República cobrando a medida

Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado
Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso

O líder do governo no Congresso Nacional, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), anunciou por volta das 16h10 deste domingo (8) que ele e a presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), estavam “representando ao Procurador-geral da República para que seja decretada intervenção na Segurança Pública do DF.” Pouco antes, Gleisi havia acusado o governo do Distrito Federal, sob gestão de Ibaneis Rocha (MDB), de irresponsabilidade “frente à invasão de Brasília e do Congresso Nacional“.

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) também defendeu a intervenção no governo do Distrito Federal. “Baderneiros depredaram o patrimônio. Crimes reincidentes, anunciados como o vandalismo na sede da PF e o terrorismo no aeroporto. O chefe da Segurança do GDF e a leniência local do governo exigem uma intervenção federal imediata Os golpistas não passarão e a ordem prevalecerá.” De acordo com o G1, dois ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defendem intervenção por omissão ou conivência de Ibaneis Rocha, pois o governo sabia da chegada dos golpistas na capital.

Mais repercussão

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal se manifestaram a respeito das invasões, ambos via Twitter. “O Congresso Nacional jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente. Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo. Os responsáveis que promoveram e acorbetaram esse ataque à democracia brasileira e aos seus principais símbolos devem ser identificados e punidos na forma da lei. A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição”, disse Arhur Lira, da Câmara.

“Conversei há pouco, por telefone, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, com quem venho mantendo contato permanente. O governador me informou que está concentrando os esforços de todo o aparato policial no sentido de controlar a situação. Na ação, estão empenhadas as forças de segurança do Distrito Federal, alem da Polícia Legislativa do Congresso. Repudio veementemente esses atos antidemocráticos, que devem sofrer o rigor da lei com urgência”, disse Rodrigo Pacheco