Reforços

Flávio Dino anuncia nomes da Justiça. ‘Prometi segurar o tchan’, diz Sheila Carvalho

Sheila Carvalho, do grupo Prerrogativas, vai intermediar diálogo com movimentos sociais. Tamires Sampaio, Wadih Damous e Diego Galdino integram o time de Dino

Reprodução
Reprodução
"Com muita honra e felicidade aceitei o convite do ministro Flavio Dino pra ser assessora especial direta em assuntos de direitos humanos", disse Sheila Carvalho

São Paulo – O futuro ministro da Justiça Flávio Dino (PSB) anunciou hoje (16) cinco novos nomes que estarão ao seu lado a partir de janeiro. Dino escolheu cinco profissionais que ocuparão cargos estratégicos da pasta. São eles: Diego Galdino, como secretário-executivo adjunto; Estela Aranha, coordenadora de direitos digitais; Tamires Sampaio, coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci); Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor; e Sheila Carvalho, assessoria para assuntos de direitos humanos e movimentos sociais e chefia do Comitê Nacional para Refugiados (Conare).

Os novos integrantes somam-se aos já anunciados Ricardo Capelli, secretário-executivo; Marivaldo Pereira, secretário nacional de Acesso à Justiça; e Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal. Ainda há a previsão de que Dino anuncie, na próxima semana, outros cargos de direção no ministério.

Tamires Sampaio, Diego Galdino, Wadih Damous e Estela Aranha. Dino se cerca de juristas engajados na causa democrática e do Estado de direito no Ministério da Justiça

Sheila Carvalho

Sheila Carvalho é advogada, ativista da Coalizão Negra por Direitos e defensora dos direitos humanos. A jurista é parte do grupo Prerrogativas, que reúne advogados progressistas e trabalha no Gabinete de Transição, na área de Justiça e Segurança Pública.

Sheila brincou com sua homônima, dançarina do grupo É o Tchan, em seu perfil no Instagram. “Com muita honra e felicidade aceitei o convite do ministro Flavio Dino pra ser assessora especial direta em assuntos de direitos humanos e diálogo com movimentos sociais, bem como Presidenta do Conare (…) Ainda estou processando que estarei lado ao lado todos os dias com uma das pessoas mais brilhantes da política nacional”, disse.

Damous

Wadih Damous é ex-deputado federal e também já ocupou o cargo de presidente da OAB-RJ. Além disso, Damous já presidiu a Comissão da Verdade em seu estado. Filiado ao PT, ele escreveu um livro em parceria com Dino. Medidas Provisórias no Brasil: Origem, evolução e novo regime constitucional ganhou publicação em 2005. Como parlamentar, apresentou 11 projetos de lei para garantia de direitos humanos no sistema de Justiça penal. Outro projeto essencial do deputado impede sentenças condenatórias baseadas exclusivamente em depoimentos de policiais.

Tamires Sampaio

Tamires Sampaio concorreu ao cargo de deputada federal pelo PT de São Paulo na última eleição. Ela é diretora do Instituto Lula e militante do movimento negro. Advogada, possui extenso currículo acadêmico. Foi a primeira mulher negra a presidir o Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. Tamires é mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Além disso, é pesquisadora da área de política criminal e racismo estrutural. E, Diadema, no ABC Paulista, chegou a assumir interinamente a Secretaria de Segurança Cidadã, em substituição ao titular Benedito Mariano.

Galdino

Diego Galdino é soteropolitano, mas vive no Maranhão desde seu primeiro ano de vida. Ele é formado em Administração e é bacharel em Direito. No estado governado por Dino, já ocupou os cargos de secretário adjunto da Cultura, secretário de Cultura e Turismo e Chefe da Casa Civil do Estado.

Estela Aranha

Estela Aranha é presidente da Comissão Especial de Proteção de Dados do Conselho Federal da OAB e da OAB-RJ. Ela comandará a nova estrutura dedicada aos direitos digitais. A advogada é pesquisadora da área e membro da Comissão de Juristas para a Regulação de Inteligência Artificial do Senado Federal.