Reestruturação

Dino anuncia novos nomes na Justiça e garante uma grande posse para Lula

O futuro secretário nacional de Justiça será o jurista Augusto de Arruda Botelho, que cuidará, entre outras coisas, de políticas voltadas ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Ricardo Stuckert
Ricardo Stuckert
"O planejamento está sendo feito e vai dar conta", disse Flavio Dino sobre a posse de Lula

São Paulo – O futuro ministro da Justiça Flávio Dino divulgou hoje (20) novos nomes da estrutura para o ano que vem. Além disso, Dino comentou sobre a segurança do evento da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no dia 1 de janeiro. Sobre isso, o jurista e ex-governador do Maranhão assegurou que “o planejamento está sendo feito e vai dar conta”. Ainda de acordo com ele, o número de presentes vai “constranger os pequenos agrupamentos golpistas”.

Dino completou ao dizer que está em contato com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e também com as forças policiais. “Temos mantido diálogo frequente. Ibaneis reiterou o empenho pela manutenção da ordem pública (…) Esperamos que nenhum servidor efetivo da Polícia Federal (PF) ou das Forças Armadas, ou da Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai deixar de cumprir com seus deveres. Ninguém vai pedir favor, é dever, obrigação. Prover segurança, a ordem e integridade do novo governo. Temos certeza que teremos isso”, disse.

O delegado Andrei Rodrigues, futuro diretor-geral da PF, participou da coletiva. Ele assegurou que “a segurança do presidente já está sendo executada. Não é a primeira posse. Temos a confiança com o trabalho integrado que vai permitir que realizemos essa operação com tranquilidade. Já tivemos dezenas de reuniões no sentido de detalhar, ensaiar. Estamos fazendo exercícios, itinerários, alternativas. Tudo que exige um evento desta grandeza. Temos pessoal com larga experiência neste tipo de operação”.

Secretaria Nacional de Justiça

Primeiramente, Dino anunciou o nome do futuro Secretário Nacional de Justiça. Será o jurista Augusto de Arruda Botelho. Ele concorreu ao cargo de deputado federal pelo PSB de São Paulo. Advogado, possui extensa carreira e experiência. Ele é é um dos fundadores e ex-presidente do IDDD (Instituto de Defesa do Direito de Defesa), especialista em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, em Direito Penal pela Universidade de Salamanca e mestrando em Direito Penal Econômico na FGV.

Então, Botelho respondeu ao chamado com um aceno positivo. Recebi – e aceitei honrado e emocionado – o convite para ser o novo Secretário Nacional de Justiça. Agradeço imensamente a confiança do futuro ministro. Muito trabalho pela frente”, disse. O advogado ganhou os holofotes ao participar de um programa na CNN Brasil, onde defendia pontos de vista progressistas sobre questões jurídicas.

A secretaria trata de políticas como as relacionadas a migrações, refugiados e tráfico de pessoas, além de políticas de cooperação jurídica internacional. Além disso, será do escopo do futuro secretário a coordenação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro.

Mais nomes na Justiça

Dino também anunciou Edmar Moreira Camato como novo diretor-geral da PRF. “Uma pessoa com amplo conhecimento da instituição, que integra há 18 anos e, ao mesmo tempo, tem experiência em gestão. A escolha leva em conta a ideia de aperfeiçoamento, aprimoramento gerencial das instituições”, disse o ministro.

Camata é formado em direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), integrante da PRF desde 2006, possui mestrado em Políticas Anticorrupção, especialização em Gestão de Segurança Pública e MBA em Gestão Pública. Hoje, ele ocupa o cargode secretário de Controle e Transparência do Governo do Espírito Santo.

Além destes nomes, Dino anunciou a criação de novas diretorias dentro da PF, com novos diretores, todos delegados de carreira da instituição. “Compusemos a nova direção da PF. Iniciaremos novos passos para fortalecimento da da instituição em primeiro lugar”, disse o ministro.