Equipe

Flávio Dino indica novo nome para área de políticas penais do Ministério da Justiça

Secretaria será comandada pelo policial penal Rafael Velasco Brandini que tem “experiência na área”, destaca o futuro ministro. Brandini é o atual subsecretário de administração penitenciária do Maranhão

Divulgação / Twitter
Divulgação / Twitter
Brandini com o futuro ministro da Justiça: experiência na área de políticas penais

São Paulo – O policial penal Rafael Velasco Brandani será o novo secretário nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo futuro ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino (PSB). “Ele tem experiência na área, em Minas Gerais e no Maranhão. Neste estado é o atual subsecretário de administração penitenciária”, destacou Dino em postagem no Twitter.

Posse de Lula e Alckmin em 1° de janeiro contará com representação de 120 países

Anteriormente, o futuro ministro havia anunciado para o cargo na área de políticas penais o coronel da Polícia Militar de São Paulo Nivaldo César Restivo, que recusou o convite após receber fortes críticas. Ele se envolveu em um dos piores episódios do sistema prisional brasileiro, o massacre do Carandiru (SP), que deixou 111 mortos, em 1992.

Restivo não foi acusado de nenhum assassinato, mas foi apontado como um dos responsáveis por não ter impedido que os policiais militares sob o seu comando praticassem atos de violência contra os presidiários. A desistência de Restivo foi informada na sexta-feira (23), por meio de nota à imprensa. No texto, ele alegou questões familiares que o impediriam de assumir o cargo federal.

“Em que pese a motivação e o entusiasmo para contribuir, precisei considerar circunstâncias capazes de interferir na boa gestão. A principal delas é a impossibilidade de conciliar a necessidade da dedicação exclusiva ao importante trabalho de fomento das Políticas Penais, com o acompanhamento de questões familiares de natureza pessoal”, escreveu Restivo.


Com Brasil 247