Rei

Projetos na Câmara propõem inclusão de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

Mas a lei prevê que a distinção só pode ser dada 10 anos após a morte do homenageado

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O chamado 'rei do futebol' morreu em dezembro, aos 82 anos

São Paulo – Quatro projetos de lei apresentados na Câmara, neste início de ano legislativo, propõem a inclusão de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O chamado “rei do futebol” morreu em 29 de dezembro, aos 82 anos.

Assim, um dos projetos, o PL 10/23, é do deputado Sidney Leite (PSD-AM). Segundo ele, a aprovação da proposta seria uma “homenagem ao grande brasileiro e grande homem que tão bem honrou e representou o Brasil”. Já o PL 15/23 é de autoria de Pompeo de Mattos (PDT-RS). “Não temos dúvida de que tais atributos estão todos presentes na figura do atleta Pelé”, disse o parlamentar. Ele se refere a características, como dedicação excepcional, previstas na Lei 11.597, de 2007. Existe, no entanto, uma questão legal. Isso porque o artigo 2º estabelece prazo de 10 anos após a morte do homenageado para aprovar a distinção.

“Nos quatro cantos do planeta, nos cantos mais recônditos, em cantos onde o futebol era sequer difundido ou apreciado, bastava se falar em Brasil que as pessoas imediatamente respondiam ‘Pelé’ e vice-versa”, afirmou o deputado Mário Heringer (PDT-MG), que apresentou o PL 19/23. O quarto projeto (PL 13) é de André Figueiredo (PDT-CE).

Além disso, outras duas propostas na Câmara trazem homenagens ao esportista nascido em Três Corações (MG). O PL 91/23, de Renata Abreu (Podemos-SP), declara Edson Arantes do Nascimento patrono do futebol brasileiro. E o PL 30, de Florentino Neto (PT-PI), denomina “Rodovia Rei Pelé” a BR-050, entre o Distrito Federal e a cidade de Santos (SP), onde o atleta se tornou mundialmente famoso. Ele foi bicampeão da Copa Libertadores da América e mundial pelo Santos, além de tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970) pela seleção brasileira.

Com informações da Agência Câmara de Notícias