Pelo caminho

Flamengo decepciona, perde do Al Hilal e dá adeus à final do Mundial de Clubes

Rubro-negro faz dois pênaltis, tem jogador expulso no fim do primeiro tempo e agora só disputa o terceiro lugar do torneio

© Fifa.com - Arquivo pessoal/Reprodução
© Fifa.com - Arquivo pessoal/Reprodução
Al-Dawsari comemora o segundo gol do Ah Hilal, após pênalti cometido por Gérson, que lhe custou a expulsão. Gabigol também teve atuação apagada

São Paulo – O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes da Fifa nesta terça-feira (7), após ser derrotado pelo Al Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, em um jogo em que pouco criou e mostrou muita desorganização em campo, apesar da superioridade técnica. Tudo deu errado para o rubro-negro carioca desde o começo da partida, quando viu a equipe rival abrir o placar logo aos 2 minutos.

O meia Vietto foi lançado pelo lado esquerdo da área. Ele entrou na área em diagonal para disputar a bola com com Matheuzinho e foi empurrado pelo lateral rubro-negro. O árbitro nem mesmo consultou o VAR para marcar o pênalti. Na cobrança, Al-Dawsari bateu forte e cruzado no canto direito de Santos, que acertou o lado, mas não conseguiu defender.

O Flamengo sentiu o golpe e mostrou pouco futebol e algum nervosismo. Com 16 minutos, antes que tivesse conseguido levar algum perigo para o gol de Al-Mayouf, dois de seus principais jogadores – o meia Gérson e o atacante Gabriel Barbosa – já haviam tomado cartões amarelos. O primeiro, por tentar simular um pênalti e o outro, por reclamação.

Porém, a superioridade técnica se impôs, quando Matheusinho pegou um rebote da defesa do Al Hilal e rolou na entrada da área para Pedro bater de chapa no canto do goleiro e empatar a partida, aos 20 minutos.

A equipe brasileira seguiu sem conseguir finalizar contra o gol adversário. Controlava a partida, até que, já nos acréscimos, veio o pior momento da equipe brasileira no primeiro tempo. Novamente Vietto se chocou com a defesa rubro-negra dentro da área, desta vez contra David Luiz. Porém, Gérson chegou atrasado no lance e deu um pisão no calcanhar do argentino.

O árbitro foi chamado pelo VAR para conferir a jogada e marcou novo pênalti para os campeões asiáticos, aplicando o segundo cartão amarelo em Gérson, que foi expulso. De novi Al-Dawsari bateu. Ele deslocou o goleiro Santos e recolocou o Al Hilal em vantagem: 2 x 1.

Segundo tempo, e o Flamengo desaba

Na volta para o jogo, o Flamengo já entrou sem o meia Arrascaeta, substituído por Erick Pulgar, e pelo zagueiro Léo Pereira, que sentiu uma lesão muscular e foi trocado por Fabrício Bruno.

Por sua vez, o time saudita colocou o ex-Flamengo Michael em campo, mostrando que pretendia aproveitar a superioridade numérica para se impor na partida. Em seguida, o Flamengo escapou por pouco de ver a partida praticamente definida, quando Marega girou para cima de Matheuzinho, invadiu a área driblando Fabricio Bruno e tocou para trás. Khalifah chegou batendo, mas acertou a bola no travessão.

Em seguida, Vitor Pereira promoveu alteração polêmica, tirando o meia Everton Ribeiro para colocar o atacante Everton Cebolinha em seu lugar. Se a ideia foi reforçar o ataque, na prática desmontou a capacidade de armação do time.

A situação do Flamengo piorou aos 24 minutos, quando o Al Hilal ampliou. Pulgar errou o passe no campo de defesa, Marega ficou com a sobra e encontrou Vietto na direita. Ele dominou contra a marcação de David Luiz e chuta no alto. A bola bate no travessão e, desta vez, entra para o gol.

Com 3 x 1 no placar, o time saudita passou a dominar a partida, que poderia ter ampliado ainda mais a diferença, se errasse menos passes. Nem mesmo a entrada do chileno e aguerrido Arturo Vidal fez o time conseguir se reorganizar de forma efetiva.

E não deu mesmo

Aos 46 minutos, depois de um chute “no desespero” de Gabriel Barbosa, a bola bateu na zaga e sobrou para Pedro, sem marcação. Ele tocou para o fundo das redes e reacendeu as esperanças rubro-negras.

Dali pra frente, com muita correria e pouca efetividade, o Flamengo foi para o tudo ou nada. Escapou por pouco de tomar o quarto gol, não conseguiu armar nenhuma jogada de real perigo contra o rival e acabou eliminado. Al Hilal 3 x 2 Flamengo, e mais um time sul-americano cai no Mundial de Clubes da Fifa antes da final.

O time saudita espera agora o vencedor de Real Madrid e o Al Ahly, amanhã (8). O campeão europeu enfrenta o maior campeão de torneios interclubes do continente africano. O perdedor disputará o terceiro lugar do torneio contra o Flamengo