Elite

Copa completa 100 anos em 2030 com jogos em três continentes e abertura no Uruguai

No total, torneio passará por seis países. E terá 48 seleções, três vezes mais que nos anos 1970. Uma competição para torcedores abonados

Fifa/Divulgação
Fifa/Divulgação

São Paulo – Cada vez mais “global”, a Copa do Mundo de futebol de 2030 não irá se limitar a ter mais de um país como sede. Desta vez, o torneio será disputado em três continentes: África, América do Sul e Europa. Enquanto as principais sedes serão Espanha, Marrocos e Portugal, o jogo de abertura será em Montevidéu, para marcar os 100 anos da primeira Copa, disputada no Uruguai e vencida pelos anfitriões. Também haverá jogos na Argentina e no Paraguai.

A competição é cada vez mais milionária, pelo menos para a entidade que a organiza, a Federação Internacional de Futebol (Fifa). Para acomodar a demanda, a Copa agora terá 48 seleções, três vezes mais do que nos anos 1970. A qualidade técnica certamente cairá, mas a arrecadação deverá crescer como nunca. Além disso, será um torneio para torcedores abonados, que se disporão a atravessar oceanos para ver os jogos. Sem contar os preços dos ingressos, em geral acessíveis para poucos.

“Mundo dividido”

A decisão de realizar uma Copa envolvendo seis países e três continentes foi anunciada nesta quarta-feira (4) pela Fifa. A federação “concordou por unanimidade” que a única candidatura para sediar o torneio seria a de espanhóis, marroquinos e portugueses. “Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu.”

Leia também: Governo Lula quer Copa do Mundo de futebol feminino no Brasil

Em 2002, a Copa foi disputada na Coreia do Sul e no Japão. A próxima, em 2026, ocorrerá em três países, os que compõem a América do Norte: Canadá, Estados Unidos e México. As eliminatórias na América do Sul já começaram. No próximo dia 12, a seleção brasileira enfrenta a Venezuela (Arena Pantanal, em Cuiabá), e cinco dias depois viaja justamente para Montevidéu para o jogo contra o Uruguai. Nas primeiras duas rodadas, vitórias sobre a Bolívia (5 a 1) e o Peru (1 a 0).