Ano novo mesmo?

Preços dos combustíveis e reforma tributária estão na pauta do Congresso Nacional

Ano legislativo iniciado nesta quarta-feira deve debater ainda projetos de lei de interesse do governo como legalização do jogo do bicho e privatização dos correios

Reproduções
Reproduções
É importante para os trabalhadores um projeto de lei que faça uma mudança e os proteja em relação ao poder de compra

São Paulo – Além das eleições, 2022 promete ser quente para a política nacional. O ano legislativo iniciado nesta quarta-feira colocará em debate projetos de lei (PLs) de grande interesse para o povo brasileiro e a economia nacional. Entre eles, o que trata dos preços dos combustíveis. A pauta do Senado prevê a votação de projeto que visa conter a alta e a falta de previsibilidade nesses preços. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já manifestou interesse em pautar o que foi apresentado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE).

O projeto prevê a formação dos preços dos combustíveis derivados do petróleo tendo como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação. Atualmente, a política de preços da Petrobras vincula a cotação do dólar ao preço do combustível pago pelo consumidor. Essa política foi adotada em 2016, assim que Michel Temer chegou à Presidência da República.

Projeto busca alternativa a política explosiva de preços dos combustíveis

Para o economista Cloviomar Cararine, que atua na subseção do Dieese na Federação Única dos Petroleiros (FUP), o tema é central em 2022. “Seja porque tem influenciado muito os preços de outros produtos e isso acaba levando a inflação. Seja porque faz parte de uma estratégia de gestão da Petrobras que vai estar em debate no processo eleitoral de 2022 entre os candidatos e o governo Bolsonaro. As propostas que vêm aparecendo no Congresso Nacional, seja na Câmara ou no Senado, acabam tentando discutir um pouco uma saída em relação à tentativa de redução dos preços dos derivados no Brasil”, compara.

Congresso pode votar medida de Bolsonaro que desvirtua o Prouni

Interesse dos trabalhadores

O economista alerta que para os trabalhadores interessa muito uma medida ou um projeto de lei que faça uma mudança e os proteja em relação ao poder de compra. Em um ano, desde janeiro de 2021, gasolina e diesel acumulam altas de 77,04% e 78,71%, respectivamente.

“É importante que se tenha uma política clara em relação aos preços dos derivados, dos combustíveis, mas principalmente uma proposta em que se discuta a política de preços que a Petrobras pratica”, explica. “Ela não leva em consideração a produção nacional, o custo de extração, o custo de refino e uma série de outros fatores. Leva apenas em consideração o preço do barril no mercado internacional, que está subindo, e o câmbio, que nesse momento está em queda. Ficar apenas com esses dois fatores é um risco muito grande para os trabalhadores do Brasil. Então é importante que se tenha uma lei que possa colocar outros elementos nesse debate na formação dos preços dos derivados no Brasil.”

Reforma tributária

Outro tema que deve ser levado a plenário é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2019, que trata da reforma tributária. Na agenda da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, essa reforma é considerada prioridade pelo presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele pretende marcar a leitura do relatório, de Roberto Rocha (PSDB-MA), no começo de fevereiro. E um pedido de urgência no tratamento da matéria.

Entre outros pontos, o parecer de Rocha prevê a “unificação da base tributária do consumo”, com a criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) dual. Pela proposta, o país terá um IVA para a União, com a unificação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), chamado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); e um IVA para estados e municípios, unificando os impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e sobre Serviços (ISS), com o nome de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

O economista do Dieese Clóvis Scherer critica. “A proposta de reforma tributária que no começo prometia tributar mais os lucros para aliviar a carga de impostos da produção e dos salários foi sendo modificada e perdeu qualquer vestígio de justiça social”, avalia. “Mesmo o alívio dado na elevação da faixa de isenção do IR da pessoa jurídica veio com o fim da declaração simplificada, anulando grande parte do efeito para a classe média. Tratar com urgência uma matéria tão importante não é o melhor caminho, principalmente se quisermos tornar nosso sistema tributário socialmente mais justo.”

Reforma tributária de Paulo Guedes fará do Brasil um paraíso fiscal, diz Eduardo Fagnani

Mais um ano

Além dos projetos de lei que tratam do preço dos combustíveis e da reforma tributária, a legalização dos jogos no Brasil, inclusive cassinos e o do bicho, também está em pauta no ano legislativo. Assim como a privatização dos Correios e mudanças que podem desconstruir o Prouni.

Por tradição, o ano recomeça com uma sessão solene do Congresso Nacional, marcada para as 16h desta quarta-feira, Além de Jair Bolsonaro, participam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Devido à expansão da pandemia da covid-19, com novo aumento de casos, a sessão será semipresencial. Os parlamentares poderão participar presencialmente ou por videoconferência. “A sessão começa com a leitura da mensagem do presidente da República. Nela, ele faz um balanço das atividades do ano anterior e projeta os trabalhos do ano corrente. Fux, Pacheco e Lira também discursam na sessão”, descreve reportagem da Agência Brasil. Antes, na parte externa do Congresso, o Hino Nacional é executado pela banda do Batalhão da Guarda Presidencial. Ao mesmo tempo é realizada a Salva de Gala (21 tiros de canhão) pelo 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena).

Em seguida, Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, passa a tropa em revista e sobe a rampa junto com Lira. Lá, aguardam a chegada do presidente da República. Se estiver chovendo, essa parte da cerimônia fica cancelada.

Com informações da Agência Brasil