Operação Inverídico

PF investiga suspeito de criar perfil falso de Lewandowski

Agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em Osasco (SP) contra suspeito de se passar pelo ministro da Justiça no Instagram

Tom Costa/MJSP
Tom Costa/MJSP
De perfil discrite, Lewandowski não possui perfil em nenhuma rede social

São Paulo – A Polícia Federal (PF) cumpriu mandado de busca e apreensão contra um suspeito que criou perfil falso do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Os agentes executaram a ordem judicial nesta quinta-feira (28) em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Não revelaram, no entanto, a identidade do suspeito. Não houve prisão.

De acordo com a PF, o suspeito criou a página no Instagram com nome e foto, sem autorização do ministro. Os policiais batizaram a ação de Operação Inverídico.

A PF informou que a investigação terá continuidade para esclarecer qual era o objetivo do investigado ao tentar se passar pelo ministro. Além disso, os agentes apuram se outras autoridades públicas foram vítimas desse crime.

Lewandowski não comentou o assunto. De perfil discreto, o ministro não possui perfil em nenhuma rede social. Mesmo após integrar o governo, disse que não mudaria seu estilo de comunicação, optando exclusivamente pelos canais oficiais, além de entrevistas eventuais.

Lewandowski assumiu o Ministério da Justiça e Segurança Pública em 1º de fevereiro. Na cerimônia de posse, definiu o combate ao crime organizado e às milícias como prioridades da sua gestão. Ele substituiu Flávio Dino, que deixou a pasta para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

O novo ministro, por sua vez, integrou a Suprema Corte por 17 anos. Ele se aposentou em abril do ano passado, pois completaria 75 anos no mês seguinte, idade limite para a permanência no serviço público, inclusive para os integrantes do STF.

“Saio daqui com a convicção de que cumpri a minha missão. Estou com o gabinete praticamente zerado”, disse o ministro, ao se despedir do STF. Para a sua cadeira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou o advogado Cristiano Zanin. Já Dino assumiu a cadeira de Rosa Weber, que se aposentou em setembro.