Eleições no Rio

Com 41%, Lula lidera disputa eleitoral no Rio de Janeiro, mostra pesquisa Ipec

Presidente Jair Bolsonaro está em segundo com 34%. Na disputa pelo governo do estado, Cláudio Castro e Marcelo Freixo estão empatados

Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)
Ricardo Stuckert (Flickr @LulaOficial) e José Dias (Flickr @palaciodoplanalto)

São Paulo – Mais uma vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na liderança da disputa eleitoral para a presidência entre os eleitores do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta quinta-feira (21). O ex-presidente tem 41% no estado, seguido de Jair Bolsonaro (PL), com 34%.

Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6% das menções e Simone Tebet (MDB) com 2%, enquanto os pré-candidatos André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lucia (PSTU) têm 1% de menções cada um.

Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UB) e Sofia Manzano (PCB) não atingem 1% das citações. Entre os eleitores do estado, são 10% os que afirmam votar em branco ou anular seu voto para presidente, e 4% estão indecisos.

As informações foram divulgadas pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo. A pesquisa feita pelo Ipec para no Rio de Janeiro foi encomendada pela Associação Rio Indústria. Realizada entre sábado e anteontem, ouviu 1.008 entrevistados de 31 municípios, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pergunta espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados os nomes para os entrevistados, Lula é lembrado por 35% do eleitorado do Rio e Jair Bolsonaro, por 30%.

Num eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente teria 47% e o atual, 39%. Totalizam 12% os que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto. Indecisos somam 2%.

Disputa pelo governo estadual

Claudio Castro (PL) com 19% e Marcelo Freixo (PSB) com 13% aparecem como os dois primeiros colocados de uma pesquisa feita pelo Ipec para medir a intenção de votos para o governo do Rio de Janeiro.

Este resultado configura um empate técnico, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais.  

A pesquisa Ipec para o estado do Rio foi feita ainda com Anthony Garotinho como candidato, pois seu nome só foi retirado da disputa pelo União Brasil depois das entrevistas terem sido iniciadas. Ele aparecia em quarto lugar, com 6% das intenções de voto, atrás de Marcelo Crivella, que alcançou 10% — mas cujas chances de virar de fato candidato são quase nulas. 

Leia também: Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro, mostra pesquisa Exame/Ideia

Na sequência, a partir do quinto lugar, surgem Rodrigo Neves (PDT), com 5%, Cyro Garcia (PSTU), 4%; Eduardo Serra (PCB), 3% e Coronel Emir Larangeira (PMB), 2%. Milton Temer (Psol) e Paulo Ganime (Novo) aparecem com 1% das menções. 

O Ipec quis saber também como o eleitor votaria no segundo turno. Novamente, um empate: Castro foi escolhido por 34%, enquanto Freixo tem 33%. Praticamente um quarto (24%) afirma que votaria em branco ou anularia o seu voto, e os indecisos somam 9%.