Eleições 2014

Pesquisa do Ibope mostra equilíbrio em disputas para governos de Rio e Minas

Anthony Garotinho (PR) e Fernando Pimentel (PT) aparecem com ligeira vantagem

São Paulo – Pesquisas do Ibope divulgadas na noite de hoje (30) mostram situação de equilíbrio em dois dos maiores colégios eleitorais do país, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com ligeira vantagem para Anthony Garotinho (PR) e Fernando Pimentel (PT), respectivamente.

No Rio, o deputado Garotinho aparece com 21% das intenções de voto, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 16%, e o atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), com 15%. A situação configura empate técnico, já que a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A quarta posição é do senador Lindberg Farias (PT), com 11%. Em seguida, vêm Dayse Oliveira (PSTU), com 2%, Ney Nunes (PCB) e Tarcísio Motta (Psol), com 1% cada. Votos em branco ou nulo somam 21%. E 12% não sabem ou não responderam.

Garotinho lidera também na rejeição: 44% afirmaram que não votariam nele de jeito nenhum. Lindberg e Pezão tem 17% cada, enquanto Crivella aparece com 15%.

No levantamento de intenções de voto para o Senado, o deputado Romário (PSB) lidera com 24%, enquanto o ex-prefeito Cesar Maia surge com 17%. Na sequência, aparecem Eduardo Serra (PCB), Carlos Lupi (PDT) e Pedro Rosa (Psol), com 3% cada. Liliam Sá (Pros) tem 2%. Diplomata Sebastião Neves (PRB) e Heitor Fernandes (PSTU), 1% cada.

Em Minas Gerais, a pesquisa apontou empate técnico entre os candidatos Fernando Pimentel, que tem 25%, e Pimenta da Veiga (PSDB), com 21%. Depois aparecem Tarcísio Delgado (PSB), com 3%, Andre Alves (PHS), 2%, Eduardo Ferreira (PSDC), 2%, Cleide Donária (PCO), 1%, Fidélis (Psol), 1% e Professor Túlio Lopes (PCB), também 1%. Nulos e em branco totalizam 13%, e 31% não souberam responder.

Pimentel e Veiga aparecem próximos também na rejeição, com 12% e 10%, respectivamente. Donária e Fidélis têm 9% cada, Andre Alves, 8%, Delgado, 7% e Ferreira e Lopes, 6% cada.

O ex-governador Antonio Anastasia (PSDB) tem 38% das intenções para o Senado. Josué Gomes (PMDB) é o segundo, com 7%. Edilson Nascimento (PTdoB), Margarida Vieira (PSB), Tarcísio (PSDC) aparecem com 2% cada, enquanto Geraldo Batata (PSTU), Graça (PCO) e Pablo Lima (PCB) têm 1%.

Registros

A pesquisa do Rio foi feita de sábado (26) a segunda-feira (28), com 1.204 eleitores. Foi encomendada pela TV Globo e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número  RJ-00011/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00271/2014. A de Minas foi feita no mesmo período, com 1.512 entrevistados, e também tem margem de erro de três pontos. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o número 00058/2014.

Leia também

Últimas notícias