Segundo turno

Datafolha: Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 44%

Considerados apenas os votos válidos, Lula vence por 53% a 47%, resultado próximo ao de outros institutos

Marcello Casal Jr.-Agência Brasil/Ricardo Stuckert
Marcello Casal Jr.-Agência Brasil/Ricardo Stuckert

São Paulo – Pesquisa do Datafolha divulgada na tarde desta sexta-feira (7) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto, ante 44% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Considerados apenas os votos válidos, Lula vence por 53% a 47%. Os resultados, os primeiros relativos ao segundo turno, estão relativamente em linha com outros institutos.

Na última quarta-feira (5), o Ipespe apontou 51% para Lula e 43% para Bolsonaro (55% a 45%, considerando apenas os válidos). Já a Quaest, ontem, marcou 48% a 41% para o candidato da coligação Brasil da Esperança (54% a 46%).

Ainda segundo a pesquisa divulgada hoje, votos em branco e nulos somam 6%. Não sabem ou não responderam, 2%.

No critério rejeição, metade do eleitorado (51%) não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum. Já 46% não votariam em Lula.

Segundo a Justiça Eleitoral, no primeiro turno, no último domingo (2), Lula teve 48,4% dos votos válidos – 57,2 milhões. Bolsonaro ficou com 43,2% (51,1 milhões). Terceira colocada, a senadora Simone Tebet (MDB) anunciou apoio a Lula. Já o quarto foi Ciro Gomes, cujo partido, o PDT, também defende a candidatura petista, que tem Geraldo Alckmin (PSB) como vice.

De acordo com o Datafolha, foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre quarta e hoje (5 a 7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. Contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.