Eleições 2022

Na frente com 44%, Lula conduz também Kalil para liderança em Minas Gerais

Ex-prefeito de BH alcança 33% das intenções de voto quando aparece ao lado do petista e supera Zema (32%). Sem menção aos apoios de presidenciáveis, Zema lidera com 44% a 22%

Reprodução
Reprodução
Candidato de Bolsonaro, Carlos Viana (dir.) é o mais rejeitado

São Paulo – Pesquisa do Instituto Ver, encomendada pela Rádio Itatiaia, mostra que o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) aparece à frente do governador Romeu Zema (Novo) na disputa pelo governo de Minas Gerais quando apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Divulgada nesta terça-feira, o levantamento apresentou aos eleitores possíveis apoiadores de cada candidato ao Palácio Tiradentes e questionou em quem votariam no caso de confirmação das alianças. 

Segundo a pesquisa, Kalil foi o mais beneficiado, alcançando 33% das intenções de voto. Sem o cenário de apoio, o ex-prefeito registra 22% dos votos contra 44% de Zema, que busca a reeleição. O percentual do atual governador, que poderia ser reeleito em um primeiro turno se a eleição fosse hoje, cai, contudo, para 32% das intenções de voto quando apoiado pelo presidenciável do Novo, Felipe D’Ávila. Na sequência, com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), parece o senador Carlos Viana (PL), com 13%. O parlamentar apresenta 5% dos votos na pesquisa estimulada sem a referência Bolsonaro. 

A candidatura de Carlos Viana é, inclusive, a mais rejeitada pelos entrevistados. Até 36% dos eleitores disseram que não votariam no senador “de jeito nenhum”. Ele também apresentar o maior índice de desconhecimento. De acordo com o levantamento, 39% responderam que não conhecem o candidato de Bolsonaro o suficiente para votar nele. Zema e Kalil registram 32% e 31% de rejeição, respectivamente. Em um eventual segundo turno entre o governador e o ex-prefeito, Zema venceria a disputa por 48% contra 29%, segundo o Instituto Ver. 

O levantamento ouviu presencialmente, ao todo, 1.500 pessoas entre 14 e 17 de abril. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o intervalos de confiança é de 95%. 

Corrida presidencial

A pesquisa também mostra que o nome de Lula, além de ampliar a margem de votos de Kalil, lidera a preferência na corrida presidencial entre os eleitores mineiros. O petista tem 44% das intenções de voto, o mesmo percentual apontado na pesquisa anterior, no final de fevereiro. A vantagem do ex-presidente em relação a Bolsonaro, no entanto, diminuiu. À época com 23%, o atual presidente soma 27% dos votos, segundo o instituto. 

Em terceiro lugar na disputa aparece Sergio Moro (União Brasil), com 4%. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), com 3%, André Janones (Avante), com 2%, e João Doria (PSDB) e Simone Tebet (MDB) que têm 1%. O candidato de Zema, Felipe D’Ávila não pontuou, de acordo com o levantamento. Lula é o nome menos rejeitado na comparação (42%), enquanto mais de 60% dizem que não votariam em Doria (64%), Moro (63%) e Bolsonaro (62%) de jeito nenhum.


Leia também


Últimas notícias