Lupi promete a Dilma defender-se de acusações

Ministro do Trabalho disse que tem como provar que não usou aviões de empresários

Antes da denúncia sobre o suposto uso de um avião particular, Lupi já vinha respondendo a denúncias anteriores da revista Veja (Foto: Valter Campanato/ABr)

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff convocou nesta quarta-feira (16) o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para dar explicações sobre a denúncia de que teria usado um avião alugado por um dirigente de uma organização não-governamental para deslocamentos em 2009.

Lupi havia negado em depoimento na Câmara dos Deputados na semana passada ter relações com o empresário Adair Meira, que integra a direção da ONG Pró-Cerrado. Entretanto, de acordo com a nova denúncia, feita pela revista Veja no fim de semana, o ministro voou na aeronave fretada por Meira e, meses depois, a Pró-Cerrado assinou convênios com o Ministério do Trabalho.

No encontro entre Dilma e Lupi, de acordo com duas fontes do Palácio do Planalto ouvidas pela Reuters, Dilma não tomou a decisão de demitir Lupi, que vem tendo de responder a denúncias há mais de uma semana.

Para Dilma, Lupi disse que tem como provar que não usou aviões de empresários, segundo relato de uma das fontes, que falou sob condição de anonimato.

O ministro disse à presidenta, de acordo com este relato, que tem condições de se defender e fará isso nos próximos dias. Lupi deve participar de audiência pública no Senado nesta quinta-feira (17), na qual poderá prestar novas explicações.

Antes da denúncia sobre o suposto uso de um avião particular, Lupi já vinha respondendo a denúncias anteriores da revista Veja de que haveria um esquema de arrecadação de propinas junto a ONGs que têm convênios com a pasta.

Os recursos obtidos seriam destinados a abastecer o caixa do PDT, partido de cuja presidência Lupi está afastado temporariamente por conta de seu cargo na Esplanada dos Ministérios.

Desde junho, cinco ministros do governo Dilma já deixaram seus cargos em meio a denúncias de irregularidades – Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Wagner Rossi (Agricultura), Pedro Novais (Turismo) e Orlando Silva (Esporte).

© Thomson Reuters 2011 All rights reserved