Lula sugere que Lina Vieira e Dilma mostrem agendas

Na véspera de depoimento da ex-secretária da Receita na CCJ do Senado, presidente diz que atitude seria 'mais simples' e não precisaria 'fazer um cenário de crise'

Ao lado de Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores, Dilma Rousseff acompanhou a visita de Calderón, presidente do México. Na coletiva, Lula criticou “carnaval” (Foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que seria mais simples se a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira e a ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef apresentassem suas agendas para se verificar a existência de encontro entre elas em dezembro de 2008. A reunião teria ocorrido, segundo Lina, para tratar de uma investigação do órgão sobre empresas da família do presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP). A ministra nega o encontro.

A declação da ex-secretária resultou em convite da Comissão de Constituição e Justiça do Senado para falar sobre o caso. O depoimento está marcado para esta terça-feira (18). Apesar de pedir provas do encontro, Lula elogiou o trabalho de Lina Vieira dizendo que ela prestou um grande serviço quando foi secretária da Receita Federal. Vale lembrar que foi na gestão dela que a Receita questionou o procedimento contábil adotado pela Petrobras no balanço de 2008 que resultou no pedido de abertura da CPI para investigar a estatal.

“Seria tão mais simples e tão mais fácil se a secretária mostrasse a agenda que (atesta que) ela se encontrou com a Dilma”, defendeu  Lula, em entrevista coletiva ao lado do presidente do México, Felipe Calderón. Ele foi questionado sobre a necessidade de uma acareação entre as duas. “Não precisaria nem gastar dinheiro, pagar passagem, ir ao Congresso. Era só pegar as duas agendas e ver o que aconteceu”, calculou.

“Como não sei da vida das duas e não tenho propensão a ser mexeriqueiro, se as duas se encontraram, é só ver a agenda e não precisa fazer um cenário de crise”, criticou. “Acho que toda vez, neste país, que se começa a fazer carnaval com coisas que não dão samba, as coisas vão ficando cada vez mais desacreditadas na opinião pública”, sustentou.

Para Lula, o Brasil tem coisas mais importantes para discutir e que a manipulação na política brasileira, até agora, tem mostrado que quem perde é o país.

No depoimento desta terça, a oposição quer mais informações sobre o suposto encontro. Diante da impossibilidade de convocar Lina Vieira para a CPI da Petrobras, senadores do DEM e do PSDB conseguiram votar o convite na CCJ. O objetivo é saber se Dilma interferiu no órgão para beneficiar José Sarney.

O presidente do Senado enfrenta uma série de denúncias, envolvendo sua atuação no cargo e negócios de sua família. Ele é um dos principais aliados do governo no Congresso e peça-chave para a manutenção da governabilidade. Segundo analistas, uma aliança com o PMDB de Sarney seria fundamental para a candidatura de Dilma, por garantir importantes minutos no horário eleitoral gratuito.

Efetivado

Depois de um mês interinamente no cargo, Otacílio Cartaxo foi efetivado como secretário da Receit Federal. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu nesta segunda. Mesmo como interino, Cartaxo depôs na CPI da Petrobras na semana passada, quando negou que o órgão veja irregularidades no balanço da empresa.