Campos opostos

Lula reúne-se com Zema para discutir dívida de Minas: ‘Acreditamos na democracia’

Presidente e governador, adversários políticos, também falaram sobre a indenização pelo ocorrido em Mariana em 2015

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Governador de Minas e presidente já se encontraram durante a atual gestão

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu no final da tarde de ontem (6) o governador mineiro, Romeu Zema (Novo), adversário político e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Os principais temas foram a dívida do estado com a União e os desdobramentos do rompimento da barragem de Mariana, ocorrido em 2015. Após o encontro, Zema disse que o governo deverá apresentar até o final do mês “uma proposta de aperfeiçoamento do atual regime de recuperação fiscal”.

Além de Lula, estavam presentes os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). “O ministro Haddad disse-nos que a Secretaria do Tesouro Nacional, o Ministério da Fazenda estará apresentando até o final de março uma proposta de aperfeiçoamento do atual regime de recuperação fiscal. Esse ponto, vale lembrar, é extremamente importante não só pra Minas Gerais, como para os outros estados que já fizeram adesão: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás”, declarou o governador em entrevista coletiva. Por enquanto, o pagamento está suspenso, até abril, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Antes do encontro, Padilha também falou sobre a reunião. E lembrou que o encontro atende a pedido feito pelo presidente do Senado, Rodrido Pacheco (PSD-MG). “O presidente Lula fez um convite para o governador de Minas Gerais, governador Zema, para estar em Brasília amanhã (nesta quarta). Estamos tratando, a partir de um pleito apresentado pelo presidente Rodrigo Pacheco, pela Assembleia Legislativa de Minas (sobre a dívida do estado). Desde dezembro, o ministro Fernando Haddad tem analisado propostas para enfrentarmos o tema da dívida histórica que Minas Gerais têm. Construímos uma proposta em relação a isso.”

Ressarcimento por Mariana

Segundo o governador, uma proposta de ressarcimento pelo ocorrido em Mariana deverá ser apresentada, ainda neste mês, pela Samarco, BHP Billinton e Vale, após a definição sobre o presidente da companhia. “Nós queremos e fazemos questão de que os atingidos, os mineiros, os capixabas tenham ressarcimento.”

Eles também conversaram sobre a possibilidade de federalização da Cemig. É a segunda vez, em aproximadamente um mês, que Lula e Zema se encontram. Segundo o governador, foi uma reunião tranquila. “O presidente, tanto quanto eu, somos democratas, acreditamos na democracia. Divergência de opinião nós temos até com cônjuges.” Ele acrescentou que a conversa foi “em prol do Brasil”.

Com informações dos portais g1 e UOL