Lula não fez campanha antecipada, dizem AGU e Procuradoria

Para Advocacia Geral, partidos de oposição tentam 'descontextualizar' discurso feito pelo presidente durante evento

São Paulo – A Advocacia Geral da União (AGU) e a Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) entendem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fez propanda eleitoral antecipada durante evento realizado em 22 de janeiro no Sindicato dos Trabalhadores e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Sindpd). A manifestação vem em resposta a representação apresentada pelos partidos de oposição DEM, PSDB e PPS contra Lula e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O caso está analisado pelo ministro Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“No entendimento da AGU, ao deliberadamente enfatizarem poucos segundos de um discurso de mais de 31 minutos, o que os partidos de oposição fizeram foi descontextualizar a declaração do presidente Lula”, informa o TSE. “A partir da leitura da transcrição do discurso fornecido pelos próprios representantes, observa-se claramente que o trecho destacado não se insere em um debate político-eleitoral, mas sim no contexto do andamento das obras do Governo Federal”, diz a AGU.

Já a PGE afirma que não houve, em momento algum,  “alusão a uma eventual candidatura da segunda representada [a ministra Dilma Rousseff], e muito menos pedido de voto”. Segundo o parecer,o presidente se limitou a dizer que seu sucessor encontrará um programa pronto, com os recursos necessários para a sua implementação no orçamento. “Observe-se não ter havido qualquer alusão, mínima que fosse, a quem seria esse sucessor”, acrescentou a Procuradoria.