General que criticou Comissão da Verdade será exonerado

Decisão foi confirmada pelo ministro Nelson Jobim e encaminhada ao presidente Lula

São Paulo – O general Maynard Marques de Santa Rosa, que criticou a chamada Comissão da Verdade, será exonerado do cargo de chefe do Departamento Geral do Pessoal do Exército, informou nesta quarta-feira (10) o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

“O general Santa Rosa será exonerado do Departamento Geral de Pessoal do Exército”, afirma declaração publicada na página do ministério no serviço de microblogs Twitter (www.twitter.com/DefesaGovBr).

Em nota, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, o militar afirmou que a comissão – criada pelo governo para apurar crimes cometidos durante a ditadura – seria comandada por “fanáticos” e viraria uma “comissão da calúnia”. 

“Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa. A história da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos”, afirma o general em nota assinada por ele que circula pela internet.

Segundo o ministro, o comandante do Exército, Enzo Martins Peri, sugeriu a exoneração, que já foi encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com informações da Agência Brasil e da Reuters