Reconstrução internacional

Lula inicia agenda de resgate do protagonismo brasileiro na Assembleia da ONU

Lula teve primeiro encontro em sua agenda da 78ª Assembleia Geral da ONU com o presidente da Suíça, que relatou ter morado em Olinda

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR
Durante aproximadamente 40 minutos, os líderes discutiram uma variedade de tópicos

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua primeira reunião bilateral durante a sua participação na 78ª Assembleia Geral da ONU. O encontro aconteceu na tarde de hoje (18). Este primeiro contato foi com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, e ocorreu em Nova York. Amanhã, Lula abrirá a reunião da Assembleia das Nações Unidas, resgatando o protagonismo brasileiro na geopolítica internacional.

Durante aproximadamente 40 minutos, os líderes discutiram uma variedade de tópicos, incluindo o acordo comercial em negociação entre o Mercosul e o EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio). Será uma zona de livre comércio composta por países europeus que não pertencem à União Europeia, tais como Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Além disso, os presidentes abordaram a Presidência do Brasil no G20, que terá vigência de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Então, há o interesse da Suíça em participar das discussões desse grupo internacional.

Resgate do Brasil na Assembleia da ONU

Berset elogiou a mudança na política brasileira relacionada ao meio ambiente e o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas. Ambos líderes destacaram os eventos climáticos extremos que afetaram recentemente o Brasil, como a onda de calor atípica e os incidentes na Líbia e no Rio Grande do Sul.

Então, o presidente suíço compartilhou sua simpatia pelo Brasil e revelou ter residido em Olinda (PE) há alguns anos. Ele também expressou seu desejo de visitar o país em um futuro próximo.

As relações entre o Brasil e a Suíça envolvem parcerias significativas em ciência, tecnologia e inovação, com projetos destacados nas áreas de neurociências, saúde, energia e meio ambiente. Além disso, há planos de cooperação nas áreas de nanotecnologia, tecnologias da informação e comunicações, energias renováveis e ciências humanas e sociais. Em 2022, o comércio bilateral entre Brasil e Suíça movimentou US$ 3,6 bilhões.

Brasil na Assembleia da ONU

Lula desempenhará um papel de destaque na 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU. Este evento marca a oitava vez em que Lula discursará na Assembleia Geral, com exceção do ano de 2010, quando não compareceu durante seu segundo mandato.

Em seu discurso, Lula abordará diversos temas, incluindo a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. O presidente tem enfatizado que o modelo atual, estabelecido após a Segunda Guerra Mundial, não reflete mais a geopolítica do século 21. Sua visão inclui a criação de novos mecanismos que promovam uma maior igualdade nas decisões políticas globais, como a questão dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Na quarta-feira, Lula se unirá ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Então, lançará uma iniciativa global voltada à promoção do trabalho digno e decente. Trata-se de uma agenda apoiada por Biden. A agenda do presidente também contempla diversas reuniões bilaterais com outros líderes mundiais e representantes de organizações internacionais.

A comitiva que acompanha o presidente inclui sete ministros, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. A participação do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU representa um momento relevante nas relações internacionais e um espaço para discutir questões fundamentais que afetam o cenário global.