cautela

Líder do PT no Senado condena beligerância da oposição e cobra coerência de petistas

Humberto Costa pede que partidos derrotados nas eleições reconheçam resultado e deixem de estimular 'grupelhos fascistas'. Para senador, 'tensão' exige cuidado com as palavras

Geraldo Magela/Agência Senado

Mensagem do PT nas redes sociais não contribui para distensão política, diz Costa

São Paulo – O líder do PT no Senado, Humberto Costa, subiu na tribuna da Casa hoje (5) para conclamar partidos aliados e opositores a abandonarem “discursos beligerantes” na tentativa de dissolver o clima de “tensão” política vivido pelo país após o segundo turno das eleições. “Cobraremos a oposição que reconheça a derrota nas urnas, desça do palanque e seja responsável com o Brasil”, disse o parlamentar pernambucano em nome da bancada petista. “Que se desarme e deixe de lado o discurso beligerante com que estimula grupelhos fascistas que sujam as ruas e as redes sociais com pedidos ilegítimos de impeachment e intervenção militar.”

Ao alertar que o cenário de polarização exige cuidado com as palavras, Costa também criticou “fraternalmente” seu próprio partido a maneirar na linguagem. “Hoje, o PT conclama em suas páginas na internet que os militantes peguem nas armas das comunicações e redes sociais contra o retrocesso. Mesmo que dito de forma metafórica, isso não contribui para reduzir a tensão que existe no país – e que é puxada pela oposição”, pontuou. “Queremos que a militância trave o debate político e enfrente com ideias frente às tentativas autoritárias. Venha do lado que vier, a recusa ao diálogo não se coaduna com o debate democrático.”

Na noite de ontem (4), a página oficial do PT no Facebook publicou figura com o slogan “Militância, às armas!” rodeado de dispositivos digitais de comunicação: computador, tablet, celular e megafone. “A vitória de Dilma Rousseff revelou o desespero de setores que insistem em ignorar a vontade da população demonstrada nas urnas”, diz o texto que acompanha a imagem, em provável referência à manifestação que no último sábado (1º) reuniu 2,5 mil pessoas em São Paulo para pedir impeachment e intervenção militar.

“Representantes do atraso, verdadeiros fantasmas do passado, eles tentam criar um terceiro turno da disputa eleitoral ao suscitarem sandices como intervenção militar e até o impeachment da presidenta”, continua a mensagem, que termina pedindo à militância petista que se mantenha informada. “Arme-se com argumentos para rebater a ignorância nas redes e nas ruas.”

Na tribuna, Humberto Costa afirmou que a bancada do PT defenderá o decreto presidencial que criou a Política e o Sistema Nacional de Participação Social, derrubado pela Câmara na semana passada. O líder do partido no Senado também defendeu a realização de uma reforma política com realização de plebiscito para convocar uma Assembleia Constituinte exclusiva e soberana que transforme o sistema eleitoral brasileiro.

“Queremos que a sociedade tenha mais voz. Não abriremos mão de democracia mais participativa”, prometeu, anunciando que a bancada petista deverá cobrar o governo federal nesse sentido. “Sem a reforma política, estaremos condenados a viver num imenso atraso. Nosso sistema político está exaurido. O modelo não apresenta mais os desejos dos brasileiros. Ou reformamos ou seremos todos cada vez mais desimportantes para a sociedade.”