Kátia Abreu vai recolher assinaturas para nova CPI para investigar MST

Kátia Abreu tenta instaurar outra CPI para investigar o MST, a última CPI mista foi cancelada pois deputados retiraram suas assinaturas(Foto: Marcia Kalume/Agência Senado) Brasília – A senadora Kátia Abreu […]

Kátia Abreu tenta instaurar outra CPI para investigar o MST, a última CPI mista foi cancelada pois deputados retiraram suas assinaturas(Foto: Marcia Kalume/Agência Senado)

Brasília – A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) informou há pouco que começa nesta semana a recolher novas assinaturas no Senado e na Câmara para instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Na semana passada, a mesma comissão deixou de ser instalada porque três deputados retiram as assinaturas do documentos de última hora. Na ocasião, em nota, o MST argumentou que a tentativa de instalação da CPI mista era “ uma represália às lutas pela revisão dos índices de produtividade”. O movimento afirmou ter recebido apoio de entidades, intelectuais, professores, juristas, escritores, artistas e cidadãos do país e do exterior, o que teria estimulado a desistência de deputados e impedido a instalação da comissão.

A Comissão de Agricultura do Senado abriu as reuniões desta terça-feira (6) com críticas à invasão do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a uma fazenda produtora de laranja, em São Paulo. Os integrantes do movimento teriam derrubarado centenas de pés da fruta para poderem plantar outras culturas.

Provocada pelo próprio presidente da comissão, Valter Pereira (PMDB-MS), o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) propôs que os parlamentares abram a discussão para ressuscitar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, desta vez exclusiva do Senado, pois a comissão mista que investigaria o repasse de recurso para o movimento foi inviabilizada semana passada pela retirada de assinaturas de deputados de última hora.

“O Brasil não suporta esse movimento à margem da lei. Legalmente atitudes como essa tem que ser enquadradas. O pior é que eles anunciam o que vão fazer, a imprensa publica e nada acontece. Podemos fazer a CPI no Senado, onde a pressão do governo não funciona”, afirmou o tucano.

O presidente da Comissão de Agricultura afirmou que deve haver um instrumento que permita investigar o MST, bem como os repasses federais para o movimento e os supostos financiamentos internacionais. Ele também não poupou críticas ao presidente do Senado, José Sarney que, na semana passada, teria dito que uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do MST serviria para desestabilizar os movimentos sociais.

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) considerou a ação um crime. Segundo ela, o Brasil não pode desprezar ações antiéticas e imorais. “Ninguém pode ser contra os movimentos sociais, mas se alguém for a favor do crime e da desorganização, aí sim, esse será um assunto sério a ser discutido pelo Senado.”

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) também criticou a atitude do movimento. De acordo com ele, essas ações não ajudam a causa da reforma agrária, mas defendeu outras alternativas: “Todas vez que o MST faz acampamento em fazendas improdutivas, ele ganha adeptos.”

Fonte: Agência Brasil