Haddad quer criar ‘poupatempo’ para pequeno e micro empreendedor

Prefeito de São Paulo disse que pretende fazer convênio com Sebrae, OAB e Caixa para fornecer, nas subprefeituras, microcrédito, apoio jurídico e à formação profissional

Haddad prometeu promover uma revisão da legislação municipal voltada ao microempreendedorismo (Foto: prefeitura)

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou hoje que pretende fazer parcerias com a Caixa Econômica Federal e entidades civis como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para implantar a Agência São Paulo de Desenvolvimento, uma das promessas feitas em sua campanha eleitoral, para implantar nas subprefeituras estrutura semelhante ao Poupatempo para atender necessidades dos micro e pequenos empreendedores.

De acordo com Haddad, a base da Agência São Paulo de Desenvolvimento é o apoio ao fornecimento de crédito para pequenos e micro empresários, a formação profissional e o apoio jurídico para o segmento. “A ideia é que os agentes de microcrédito da caixa tenham um local para atuar. Uma espécie de Poupatempo do empreendedor, com acesso ao crédito, à formação profissional e apoio técnico jurídico para a regularização jurídica de seus negócios”, disse.

Na área de microcrédito, segundo o prefeito, a intenção é usar a São Paulo Confia, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip) que já atua com apoio financeiro da prefeitura e que emprestou R$ 51 milhões em 19,5 mil operações de crédito em 2011.

Haddad afirmou que pretende fazer convênio com a Caixa Econômica Federal para
criar uma estrutura de agentes de crédito, principalmente na periferia da cidade, para atender microempreendedores, cooperativados e trabalhadores.

Com o Sebrae a prefeitura pretende aumentar o acesso dos micro e pequenos empreendedores à qualificação profissional e com a OAB, de acordo com Haddad, a intenção é atuar tanto no apoio para que os pequenos e microempreendedores como na revisão da legislação do município para este segmento.

De acordo com o prefeito, a proposta é atuar em duas frentes. “A primeira é uma revisão da legislação municipal para simplificação. Muitas vezes, a legislação não é compreendida e queremos simplificar a legislação buscar mais justiça para fomentar um ambiente de negócios favorável. A outra é o apoio jurídico propriamente dito, para formalização e regularização dos negócios com diminuição tanto dos custos como do tempo para abrir e encerrar atividades”, disse.