Reformulação

Governo Lula muda comandos da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal

Foram dispensados superintendentes da PRF em 25 estados e no Distrito Federal. Na PF, houve a substituição nos comandos em 18 estados

Dirigida por Silvinei Vasques no governo de Jair Bolsonaro, a PRF foi acusada de boicotar as eleições em 2022

São Paulo – O governo de Luiz Inácio Lula da Silva começou nesta quinta-feira (19) uma ampla reformulação nos comandos da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em todo o país. As trocas de superintendentes regionais das duas corporações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Foram dispensados superintendentes da PRF em 25 estados e no Distrito Federal. A direção da PF mudou em 18 estados.

Dirigida por Silvinei Vasques no governo de Jair Bolsonaro, a PRF foi acusada de boicotar as eleições no segundo turno de 2022 ao realizar operações nas estradas do Nordeste, interrompendo o trajeto de eleitores e atrasando a votação das pessoas.

A Polícia Federal abriu inquérito em 10 de novembro contra o diretor-geral da PRF por prevaricação. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigar a conduta dele nas eleições.

PF e PRF chegaram a ser os assuntos mais comentados no Twitter no início da tarde do dia 30 de outubro, data do segundo turno. As pessoas faziam denúncias e pediam providências sobre as operações que já haviam sido desautorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Nas mudanças que vieram a público hoje, 26 dos 27 superintendentes foram dispensados na PRF. Só foi mantida a superintendência do Piauí. Os nomes dos substitutos não foram divulgados.

Mudança emblemática no RJ

Na PF, os substitutos de 18 estados já foram divulgados. Parte das mudanças já eram conhecidas. No Rio de Janeiro, por exemplo, o anúncio de que a corporação seria comandada pelo delegado Leandro Almada é de 10 de janeiro. Almada é responsável pela investigação do caso envolvendo a vereadora Marielle Franco, em inquérito que concluiu ter havido obstrução das investigações.

As mudanças de comando na PF acontecem em 18 estados: Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Alagoas, São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Minas Gerais.