Investigação

Gabriela Cid assume uso de documento de vacinação falso e culpa marido

Expectativa de bolsonaristas é de que toda a responsabilidade pese sobre o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid

Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Faz parte da linha de contestação livrar o ex-presidente de qualquer responsabilidade

São Paulo – Gabriela Cid, esposa do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, prestou depoimento na tarde de hoje (19) junto à Polícia Federal (PF). Os investigadores a ouviram em âmbito da operação Venire, que investiga fraudes em cartões de vacinas das famílias Cid e Bolsonaro. Durante a oitiva, Gabriela admitiu o uso de documento falso e acusou seu marido de ser o responsável.

A estratégia da defesa de Gabriela busca um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), onde ela contribuirá com a investigação, mediante acordo com o Ministério Público, em troca de não responder a processo judicial. Também faz parte da linha de contestação livrar o ex-presidente de qualquer responsabilidade. Mesmo assim, o depoimento de Gabriela surpreendeu. Isso porque ontem, seu marido ficou em silêncio por 40 minutos na presença dos policiais.

A oitiva de Gabriela durou mais de duas horas. Ela saiu da sede da PF em Brasília escondendo o rosto e não conversou com a imprensa. Cid deve voltar a prestar depoimento e é esperado desta vez que ele fale, já que sua defesa é a mesma de sua esposa. Possivelmente, seu silêncio foi devido à perícia em seu celular, que seus advogados ainda não tinham acesso. A expectativa no núcleo bolsonarista é de que ele assuma a responsabilidade e negocie penas alternativas à privativa de liberdade, isentando o ex-presidente de imputações penais.

Cid é o único preso preventivamente da operação. Contudo, as investigações estão cada vez mais ramificadas. A perícia de celulares, incluindo do ex-presidente, abre caminho para a apuração de outras supostas condutas criminosas. Entre elas, o de pagamentos suspeitos envolvendo a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.