Frente parlamentar lançada no Congresso quer o fim do voto secreto

Brasília – A Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto foi instalada nesta terça-feira (20) no Congresso Nacional. Por seu intermédio, parlamentares querem pressionar o presidente da Câmara, deputado Marco […]

Brasília – A Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto foi instalada nesta terça-feira (20) no Congresso Nacional. Por seu intermédio, parlamentares querem pressionar o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), a incluir na pauta de votações da Casa a apreciação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com as votações secretas nos legislativos federal, estaduais e municipais.

A PEC foi aprovada em primeiro turno em 2006. Desde então, aguarda a votação em segundo turno. De autoria do então deputado Luiz Antonio Fleury, a proposta foi apresentada à Câmara em 2001. A frente conta, segundo a assessoria do PSOL, com assinaturas de 193 parlamentares.

A volta da pressão para a votação da PEC foi retomada por causa da absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Acusada de quebra de decoro parlamentar por aparecer em um vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, pivô do escândalo de corrupção do governo de José Roberto Arruda (ex-DEM, sem partido), ela foi absolvida pelo plenário da Casa, em votação secreta, no dia 30 de agosto passado.

De acordo com os integrantes da frente, a votação secreta foi decisiva para livrar a deputada da cassação do mandato. “A população tem o direito de saber como vota o seu parlamentar em relação a todas as matérias. Em nome do interesse público, da democracia, da transparência e do respeito à cidadania brasileira, não dá mais para prorrogar essa votação”, disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), um dos principais idealizadores da criação da Frente Parlamentar pelo Fim do Voto Secreto.

Além de deputados e senadores, participaram do lançamento da frente representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Fonte: Agência Brasil