de papel passado?

Federação entre Rede e Psol está próxima de se concretizar, diz Randolfe

Maior obstáculo à definição é a oposição da ex-ministra Marina Silva, que não quer apoiar o ex-presidente Lula. Heloísa Helena também se opõe

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Boulos, Manuela, Randolfe e Medeiros em “almoço de amigos” nesta quinta-feira (9) em Brasília

São Paulo – A Rede e o Psol estão próximos de se unirem em uma federação de partidos para disputar as eleições de 2022. Pelo menos é essa a opinião do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado. Ele acredita que as legendas vão concretizar o acordo. O maior entrave à definição responde pelo nome de Marina Silva. A ex-ministra do Meio Ambiente de Lula teria condicionado a concordância com a aliança à inclusão de uma cláusula liberando os filiados da Rede a apoiarem o candidato que quiserem no primeiro turno.

“Não vejo possibilidade disso (a federação) não se concretizar”, disse Randolfe ao jornal O Estado de S. Paulo. No mês passado ele anunciou, da tribuna do Senado, sua renúncia à candidatura ao governo do Amapá para ser um dos coordenadores da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar recebeu o convite do petista em janeiro.

Roberto Requião acerta filiação ao PT para disputar governo do Paraná

Além de Marina, a ex-senadora alagoana Heloísa Helena é também desafeta histórica de Lula. Ela foi expulsa do PT em 2003. Em entrevista a CartaCapital em fevereiro, Heloísa declarou que apoia Ciro Gomes (PDT). Marina foi ministra do Meio Ambiente do petista de 2003 a 2008 e anunciou saída do PT em 2009. Segundo uma fonte da Rede, Heloísa seria mais fácil de convencer do que Marina.

De acordo com o Estadão, Randolfe conversou na quarta-feira (9) com o presidente do Psol, Juliano Medeiros, que não confirmou nenhuma decisão. “Ainda estamos discutindo”, disse Medeiros. Por questão de sobrevivência, devido à cláusula de barreira que vai vigorar em 2022, a Rede precisa mais de uma federação do que o Psol.

Atualmente, o partido de Marina Silva tem apenas um senador (Randolfe) e uma deputada federal, Joenia Wapichana (RR). Já o Psol tem uma bancada de nove deputados. Mas, como o PCdoB, a legenda de Guilherme Boulos não tem nenhum senador em exercício.

Almoço de amigos

Ontem, em Brasília, um almoço reuniu Randolfe, Medeiros, Boulos e Manuela D’Ávila. “Não é por uma eleição, é por uma geração. Almoço com os amigos”, postou Boulos nas redes sociais.

PT, PCdoB e PV caminham para formar federação e ainda esperam por PSB