Agora é 13

Roberto Requião acerta filiação ao PT para disputar governo do Paraná

O ex-senador e ex-governador do Paraná contará com a presença de Lula na solenidade de filiação

Reprodução
Reprodução
Requião acertou filiação com o PT após encontro com centrais sindicais

São Paulo – O ex-senador e ex-governador do Paraná Roberto Requião decidiu se filiar ao PT para disputar o governo do estado pela legenda e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá participar da solenidade de filiação, segundo informação do Brasil de Fato no Paraná. A resolução foi tomada após encontro com centrais sindicais nesta quarta-feira (9), em Curitiba. Na ocasião foi apresentado um esboço de carta-compromisso com os trabalhadores por parte de sua pré-candidatura.

Conforme o BdF, Requião acertou sua filiação após meses de negociação com outras legendas, entre elas o PSB. O ex-governador deixou o seu antigo partido, o MDB, em agosto do ano passado, por causa de uma possível aliança com o atual governador, Ratinho Jr (PSD).

As negociações com o PT caminharam lentamente até o Congresso Nacional aprovar a Lei das Federações, que possibilita que partidos se unifiquem por um período de quatro anos, mas mantendo sua organização formal em atividade. 

Ainda conforme o BdF do Paraná, a ida de Requião e seu filho para o PSB chegou a ser cogitada por causa da ida de outros políticos progressistas, como Marcelo Freixo (RJ) e o governador do Maranhão, Flávio Dino. Contudo, com a relutância de membros da direção estadual e da bancada na Assembleia Legislativa, aliados do governador Ratinho Jr, em aceitar Requião como candidato socialista em outubro.

Em reunião com dirigentes do PCdoB do Paraná, na semana passada, o ex-governador já havia confessado o interesse em se filiar à sigla do presidente Lula e ajudá-lo na eleição ao Palácio do Planalto, além de fortalecer sua própria campanha para o Iguaçu.

Oficialmente, o estafe do ex-governador não confirma a filiação, mas é dado como certo que no próximo dia 18 a ficha de filiação seja assinada e abonada por Lula, pessoalmente, em ato que deve ocorrer na capital paranaense.

Leia mais

Ainda sem partido, Requião reafirma pré-candidatura e diz para onde ‘não iria’



 


Leia também


Últimas notícias