Verdades inconvenientes

‘Esquema’ das fraudes em cartões de vacinas de Bolsonaro e aliados é recorde da internet no ano

Em 2023, a força bolsonarista nas redes viu escândalos dominarem o debate. Operação sobre as vacinas foi assunto mais popular do ano

reprodução/arquivo
reprodução/arquivo
Uso indevido da máquina para fraudar documentos públicos de interesse nacional "estourou bolhas" nas redes

São Paulo – As investigações da Polícia Federal (PF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por fraude em cartões de vacina ganhou as redes. A Operação Venire foi o tema mais comentado na internet de 2023. Os dados são de levantamento da empresa de consultoria Quaest. De acordo com a PF são, pelo menos, três registros falsos de vacinação de Bolsonaro. O ministro da Justiça, Flávio Dino, ironizou o caso hoje. “Três já pede música”, em referência a um quadro da TV Globo onde jogador de futebol que marca três gols pede uma música em um programa dominical.

“Isso diz respeito à credibilidade de documentos sanitários de todos nós. De toda a população brasileira. Que poderiam colocar em xeque se o sistema fosse frágil. Tratamos algo que poderia, em tese, abalar a credibilidade do sistema sanitário do Brasil, inclusive na comunidade internacional. Impactos em investimentos, turismo. Por isso essa investigação tem relevância para pessoas e também institucional. Ela afirma que o problema não é do sistema e sim no mau uso de pessoas que fraudaram registros”, completou o ministro.

‘Esquema’ bolsonarista

O uso indevido da máquina para fraudar documentos públicos de interesse nacional “estourou bolhas” nas redes sociais e quebrou o ‘esquema’ bolsonarista nas plataformas. É fato notório que o bolsonarismo e a extrema direita possui estratégias e grande força nas redes. ‘Esquemas’ que envolvem de robôs a disparo massivo de fake news a até alto engajamento espontâneo. Contudo, desde o início do ano, o cenário para o líder máximo dos extremistas no Brasil está sombrio.

De acordo com a Quaest, dos cinco temas políticos mais comentados das redes neste ano, quatro são negativos para Bolsonaro. Em primeiro lugar, o esquema das vacinas que garantiu mais de 26 milhões de interações. Na sequência aparece o arcabouço fiscal do governo Lula, com 53% de menções positivas para a situação. Em terceiro lugar, o episódio de descaminho das joias desviadas para o ex-presidente. Em quarto lugar, a taxação de importados. Este, negativo para o governo após uma forte campanha com abuso de mentiras da oposição. Por fim, os 100 dias de governo Lula, com mais de 70% de menções positivas para o petista.