Em Minas, Lula amplia presença na campanha de Hélio Costa

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma missão especial nesta quarta-feira (8). Em Minas Gerais, ele tenta socorrer a campanha de Hélio Costa (PMDB) que […]

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma missão especial nesta quarta-feira (8). Em Minas Gerais, ele tenta socorrer a campanha de Hélio Costa (PMDB) que vem perdendo terreno nas pesquisas de intenção de voto para Antonio Anastasia (PSDB) atual governador do estado.

Costa liderava com boa vantagem as sondagens, mas viu o oponente se aproximar de maneira contundente após o início do programa eleitoral no rádio e na TV. Em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Lula participa, com a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, de comício.

A agenda presidencial desta quarta-feira visitou Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e Contagem. Foram inauguradas um unidade armazenadora de grãos e apartamentos à população construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A última pesquisa Ibope, divulgada no dia 3, mostrou empate técnico entre os dois, com vantagem ao tucano. Anastasia tem 35% das intenções de voto, contra 33% de Costa. A subida pode ter sido motivada pelo “efeito Aécio Neves”, causado pela aparição do ex-governador no programa de TV de Anastasia. Padrinho político de Anastasia e candidato ao Senado, Aécio (PSDB) deixou o comando do estado em março deste ano com alto índice de aprovação popular.

O candidato a vice na chapa de Costa, Patrus Ananias (PT), articulou o aumento de empenho de Lula e Dilma na campanha da base aliada em Minas Gerais durante visita a Brasília na semana passada.

Rejeição a aliados de Costa

Opositores ao candidato do PMDB lançaram um site para tentar fragilizar a campanha de Hélio Costa ao governo de Minas Gerais. Com o nome de www.tvhelio.com.br, o portal mostra vídeos em que o ex-governador Newton Cardoso – acusado de ter desviado R$ 2,5 bilhões enquanto era funcionário público – declarando apoio e participação ativa em um eventual governo do peemedebista. Outro item do portal é um link da revista Veja de 1ª de setembro. O texto da publicação sustenta que a Justiça Eleitoral ainda vai decidir sobre a candidatura de Costa.