Dissidente do PMDB, Jarbas Vasconcelos se lança ao governo de PE

Contra direção nacional do PMDB, Vasconcellos apoia Serra (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado) São Paulo – O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) anunciou nesta quinta-feira sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco o […]

Contra direção nacional do PMDB, Vasconcellos apoia Serra (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

São Paulo – O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) anunciou nesta quinta-feira sua pré-candidatura ao governo de Pernambuco o que garante um palanque para José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência.

Ele vai enfrentar o atual governador, Eduardo Campos (PSB), que vai se candidatar à reeleição.

Jarbas antecipou que uma reunião fechada entre os dois deve ocorrer ainda este mês para definição de uma agenda de campanha.

Cotado para a reeleição no Senado, Jarbas pediu a líderes partidários um prazo para anunciar sua decisão.

“Teremos um palanque forte em Pernambuco, competitivo, e estaremos ao lado do próximo presidente da República”, previu o senador, referindo-se a Serra. A entrevista foi dada em Recife e transmitida pela internet.

A chapa anunciada por Jarbas inclui o senador e presidente do PSDB, Sérgio Guerra, que também coordena a campanha presidencial de Serra. Guerra será candidato à Câmara dos Deputados. Jarbas também afirmou que há espaço para conquistar o apoio de prefeitos pernambucanos da base governista.

O senador dissidente do PMDB não poupou críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à pré-candidata Dilma Rousseff (PT) à Presidência. Jarbas defendeu que a transferência de votos existe, mas que ela não garante a vitória, e citou a derrota do PT na disputa pela prefeitura de São Paulo em 2008.

“Lula foi lá, fez carreata, fez comício, foi para a televisão, apareceu no programa eleitoral, e não funcionou”, lembrou o senador.

No nível nacional, o PMDB tem acordo com o PT para apoiar Dilma.

Fonte: Reuters