Dilma é confirmada em convenções neste fim de semana

Com apoio do presidente Lula, PT aproveita clima de otimismo com crescimento de Dilma em pesquisas eleitorais. PMDB confirma Temer no sábado

No Direitório Nacional do PT, DIlma afirmou ter certeza de que vai vencer debate (Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação)

São Paulo – O PT confirma Dilma Rousseff como candidata à sucessão presidencial neste domingo (13), em Brasília (DF). A convenção nacional deve oficializar também a aliança com o PMDB, dono da vaga de vice, com o deputado Michel Temer. O nome do presidente da Câmara dos Deputados será homologado na véspera, em convenção do partido também na capital federal. O evento deve consolidar a linha do discurso adotado na campanha.

Neste sábado (12), o PSDB, principal concorrente na disputa, formaliza José Serra à corrida ao Palácio do Planalto. Apesar de haver indefinições em composições nos estados, a situação da ex-ministra-chefe da Casa Civil está mais acertada nacionalmente. Lideranças do PMDB, PDT, PSB e PCdoB participam do evento.

 

 

A expectativa é de que o discurso volte a enfatizar a comparação entre os governos de Fernando Henrique Cardoso e de Luiz Inácio Lula da Silva. Ações ligadas à educação também devem ser incluídas no discurso.

Diferentemente de fevereiro, quando o 3º Congresso do PT lançaram a pré-candidatura de Dilma, o cenário atual é bem mais favorável. A liderança nas pesquisas de intenção de votos, avanço em redutos de Serra e ampliação do conhecimento que Lula lhe confere favorecem o otimismo.

Além disso, como o evento envolve mais partidos, ela deve incluir menos recados ao PT e a setores que, há quatro meses, manifestavam algum grau de desconfiança.

Nesta sexta-feira (11), ela participou da abertura do Diretório Nacional do PT em Brasília (DF) e seguiu para um encontro de empresários em Tiradentes (MG). Aos dirigentes partidários, conclamou a militância a agir na campanha e garantiu estar preparada para vencer o debate político durante a campanha. “Vamos mostrar o que fizemos e o que faremos. Vamos ganhar no debate de alto nível”, disse.

Com informações da Reuters

Leia também

Últimas notícias