Com 560 votos favoráveis, PMDB oficializa Temer como vice de Dilma

Vice promete: PMDB vai ser governo. Proposta de candidatura própria teve 95 votos

(Foto: Roberto Stuckert Filho)

Brasília – Com maioria dos votos, a cúpula do PMDB oficializou neste sábado (12) o apoio à indicação do presidente nacional do partido, Michel Temer (SP), como vice na chapa encabeçada pela ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. Na votação na convenção do PMDB, houve 560 votos a favor de Temer. Mas os dissidentes Roberto Requião, ex-governador do Paraná, e Antônio Pedreira, também receberam votos.

“Sairemos em campanha pelo país para levar os nossos programas”, afirmou Temer ao chegar. “O PMDB não será coadjuvante, vai ser governo”, reagiu, em resposta às críticas de que o PMDB eventualmente teria uma participação menor em um governo do PT. Os presidentes do Banco Central, Henrique Meirelles, e do Senado, José Sarney (AP), além do ex-ministro das Comunicações Hélio Costa acompanharam o deputado na chegada ao evento.

 

Requião obteve 95 votos a favor da sua candidatura independente à Presidência da República, enquanto Pedreira conseguiu 4 votos. Ambos defendiam o direito à candidatura própria à Presidência. Dos cerca de 800 convencionais do PMDB com direito a voto, 473 votaram totalizando 660, uma vez que alguns deles têm direito a votar mais de uma vez porque ocupam função dupla, ou até tripla, na legenda. É o caso do próprio Temer, que é presidente nacional da legenda e também convencional.

Requião defendia a candidatura própria em nome da independência e autonomia do partido. Segundo o ex-governador, a candidatura própria de um peemedebista fortaleceria a legenda. Para Pedreira, o partido deve ser observado como capaz de compor e não apenas um coadjuvante.

Nos últimos dias, o PMDB e o PT alinhavaram acordos políticos em favor de uma chapa unindo os dois partidos. Antes de participar da convenção do PMDB, a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff discursou no encontro nacional do PDT, que oficializou o apoio à candidatura dela.