Eleições 2020

Datafolha: Boulos segue em alta em São Paulo. Paes dispara no Rio

Candidato tucano encolhe 11 pontos em relação à última pesquisa Datafolha. Ex-prefeito do Rio chega a 71% dos votos válidos. Marília Arraes abre dez pontos de vantagem no Recife

Divulgação - GovSP/Divulgação
Divulgação - GovSP/Divulgação
Candidato do Psol, Guilherme Boulos (esq) diminui distância de Bruno Covas (PSDB), segundo pesquisas Datafolha

São Paulo – Primeira pesquisa Datafolha sobre o segundo turno das eleições municipais para a prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (19), mostra liderança do atual prefeito e candidato à reeleição, Bruno Covas (PSDb) com 48% das intenções de voto. Guilheme Boulos, do Psol, aparece com 35%. Outros 13% afirmaram que vão anular ou votar em branco e 4%, afirmam ainda não saber em qual voltar. O levantamento foi encomendado pela Folha de S.Paulo e pela Rede Globo.

Em relação à última pesquisa daquele instituto, antes do primeiro turno, o candidato do PSDB caiu 11 pontos percentuais, enquanto Boulos cresceu cinco pontos.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo-se os brancos e nulos, que são descartados pelo TRE na contagem final, o tucano tem 58% das intenção de voto e o candidato do Psol, 42%. Diferença de 16 pontos percentuais.

Contudo, antes da votação para o primeiro turno, cenários testados por Ibope e também pelo Datafolha apontavam que, num segundo turno disputado por Covas e Boulos, o atual prefeito seria eleito por 27 pontos de diferença: 53% a 26% respectivamente.

O Datafolha ouviu 1.254 mil eleitores paulistanos na terça (17) e na quarta (18). A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou menos.

Rio de Janeiro

Já na disputa do segundo turno pela prefeitura carioca, Eduardo Paes (DEM) tem 71% das intenções de votos válidos contra o também candidato à reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), que tem 29% dos votos válidos, segundo o Datafolha.

Considerando-se os votos totais, Paes tem 54% e Crivella, 21%. Votos em branco ou nulos somam 22% dos entrevistados, enquanto 3% não souberam responder.

O Datafolha entrevistou 1.064 eleitores do Rio nos dias 18 e 19 de novembro. A pesquisa também foi feita em parceria com a TV Globon e tem a mesma margem de erro de três pontos percentuais.

Recife

Para a prefeitura Datafolha da capital de Pernambuco para o segundo turno mostra uma vantagem de 10 pontos percentuais da candidata Marília Arraes (PT) sobre o candidato João Campos (PSB). Considerando apenas os votos válidos, Marília Arraes tem 55% das intenções de voto, enquanto João Campos tem 45%. Na amostra total, a candidata do PT tem 41% das intenções de voto, enquanto o do PSB marca 34%. Outros 21% afirmam que votarão em branco ou nulo, e 3% não souberam responder. O Datafolha ouviu 924 eleitores do Recife entre os dias 17 e 18 de novembro.