CPI adia convocação de governadores e quebra sigilo da Delta

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas adiou mais uma vez hoje (29) a votação dos […]

Brasília – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga as relações do empresário Carlinhos Cachoeira com políticos e empresas adiou mais uma vez hoje (29) a votação dos requerimentos que pediam a convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ).

Uma questão de ordem apresentada pelo deputado Gladson Cameli (PP-AC), que questionou o poder da CPMI para convocar governadores, promoveu o adiamento, já que o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que só esclarecerá a dúvida na próxima reunião, marcada para amanhã (30).

Também hoje a CPMI aprovou a quebra dos sigilos bancários, fiscal e telefônico da Delta em nível nacional, contrariando uma proposta do PT, que preferia votar apenas a quebra de sigilo bancário das contas que tivessem relação financeira com as empresas que pertenceriam à organização de Cachoeira.

Perillo e Queiroz são citados nas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, que servem de matéria-prima para a CPMI.

Já Cabral é amigo pessoal do ex-presidente da construtora Delta Fernando Cavendish. A empreiteira é acusada de ter Cachoeira como sócio oculto e há suspeitas de que ela seria usada para lavar dinheiro que o empresário obteria com jogos ilícitos.

Desde o começo dos trabalhos da comissão, há mais de um mês, há pressão para convocar Perillo, Queiroz e Cabral, mas os partidos a que pertencem têm resistido a colocar os requerimentos em votação. Cachoeira está preso desde fevereiro deste ano, acusado de comandar uma rede que explorava jogos ilegais.

 © 2012 Thomson Reuters. All rights reserved