Conferência debate comunicação para a cultura em Recife

Pontos de cultura e de mídia livre debatem temas como direitos fundamentais do ser humano. Etapa é preparatória pra conferências nacionais de cada uma das áreas

Conferência livre aposta na articulação entre movimentos pela democratização do acesso à cultura e do direito à comunicação (Foto: reprodução)

Chã Grande (PE) — Começou na quinta-feira (24), a 1ª Conferência Livre de Comunicação para Cultura. O objetivo do evento é ampliar a interação entre pontos de cultura e movimentos ligados à democratização das comunicações, consideradas como um direito fundamental. Organizada pela Secretaria de Cidadania Cultural (SCC) do Ministério da Cultura (MinC) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o encontro vai até este domingo (27).

As atividades acontecem no Hotel Highlander, localizado em Chã Grande, a 90 quilômetros de Recife. A primeira edição do evento  antecede a realização da I Conferência Nacional de Comunicação (I Confecom), em dezembro deste ano, e a II Conferência Nacional de Cultura (II CNC), programada para março de 2010. Ambas devem manter como diretrizes para as políticas dos setores a visão da comunicação como direito, relacionado a questões de soberania, liberdade de expressão, inclusão cultural e digital, diversidade etc.

A intenção da SCC é mobilizar Pontos e Pontões de Cultura para participarem do evento, além de iniciativas de comunicação compartilhada premiadas como Pontos de Mídia Livre, em junho deste ano.

A programação está composta por palestras, Grupos de Trabalho (GTs) e atividades culturais. Os GTs tratam, desde quinta-feira, de Audiovisual, Cultura Digital, Comunicação e Redes de Comunicação para a Cultura. As conclusões de cada grupo serão sistematizadas como propostas para as conferências nacionais.

Na programação cultural, a exibição de conteúdo audiovisual produzido pelos Pontos e Pontões de Cultura e discotecagens vão criar um espaço de integração e lazer entre os participantes durante duas noites do evento.

A Conferência é transmitida pela web: clique aqui para assistir. 

A reportagem da Rede Brasil Atual viaja a convite do Ministério da Cultura