Cardozo articula integração regional contra o tráfico de drogas

São Paulo – O futuro ministro da Justiça, deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), revelou que pretende definir uma estratégia regional de combate ao narcotráfico e o tráfico ilegal de […]

São Paulo – O futuro ministro da Justiça, deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), revelou que pretende definir uma estratégia regional de combate ao narcotráfico e o tráfico ilegal de armas no continente. A discussão seria estabelecida com todos os países que fazem fronteira com o Brasil. Cardozo foi nomeado na semana passada pela presidente eleita Dilma Rousseff.

“O diálogo com os países que fazem fronteira com o Brasil é essencial para combater o narcotráfico e o tráfico de armas”, disse Cardozo a jornalistas. O Ministério das Relações Exteriores e o da Defesa serão consultados a respeito.

O futuro ministro de Dilma também afirmou que as Forças Armadas não têm data para deixar o Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. “As Forças Armadas devem permanecer lá até quando for necessário. Não há prazo determinado para a saída”, acrescentou.

Ele explicou que, logo no começo de 2011, pretende reunir-se com os governadores para tratar de um plano nacional de segurança pública. Na avaliação do petista não há como enfrentar o problema sem o empenho formal dos demais entes federativos. “O que está acontecendo no Rio de Janeiro é um exemplo claro que podemos ter a força do Estado – União, Estados e municípios –  no enfrentamento dessa situação”, opinou.

 

Com informações do Correio do Brasil