Com seis ministros do PMDB, Temer considera participação no governo ‘de bom tamanho’

O atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, permanece no cargo no governo Dilma (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr) São Paulo – Os nomes de seis ministros do governo Dilma Rousseff foram […]

O atual ministro da Defesa, Nelson Jobim, permanece no cargo no governo Dilma (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

São Paulo – Os nomes de seis ministros do governo Dilma Rousseff foram confirmados nesta quarta-feira (8). O convite a dois deles foi anunciado pelos próprios indicados, enquanto os demais foram apresentados pelo presidente nacional do PMDB e vice-presidente eleito da República, Michel Temer. Os nomes deles e talvez de outros ministros devem ser oficializados nesta quinta-feira (9).

Na Defesa, Nelson Jobim (PMDB-RS) deve permanecer no cargo,  enquanto o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) assumirá o Ministério da Previdência Social. Os próprios indicados anunciaram a decisão. Além deles, o senador Edison Lobão (Minas e Energia), o deputado federal Pedro Novais (Turismo),  o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco (Secretaria de Assuntos Estratégicos) e Wagner Rossi (Agricultura) foram confirmados.

Temer afirmou que considera “de bom tamanho” a destinação de cinco ministérios mais o da Defesa ao partido. Ele esteve na tarde desta quarta na festa de aniversário do líder da legenda na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) e disse que o pacote de ministros do PMDB deverá ser anunciado oficialmente nesta quinta-feira (9).

Jobim afirmou que aceitou o convite de permanecer no cargo durante reunião com a presidente eleita no início da semana, ocasião em que entregou o plano diretor preliminar para as Forças Armadas.

Já Garibaldi declarou aos jornalistas na Granja do Torto que Dilma espera que ele dê continuidade ao trabalho que está sendo realizado na Previdência. “É um grande desafio, mas eu tenho ótimos técnicos para me assessorar”, acrescentou.

Mais cedo, o vice-presidente eleito e presidente do PMDB, deputado Michel Temer, havia confirmado a indicação do senador. Até o momento, Dilma confirmou a indicação de seis ministros, todos do PT.

Leia também:

»Dilma confirma Palocci na Casa Civil e Cardozo na Justiça
»Mantega, que permanece na Fazenda, está no governo desde o primeiro mandato de Lula
»Dilma quer continuidade com Mantega, Tombini e Miriam Belchior na equipe econômica

Com informações da Agência Brasil e Reuters