Prioridade

Bela Gil entra na equipe de transição que vai discutir medidas de combate à fome

Chef falou sobre busca de caminhos “mais prósperos e saudáveis”. Presidente eleito passou por exames de rotina antes de viagem para o Egito, onde participará da COP27

Reprodução
Reprodução
Chef de cozinha natural e apresentadora, Bela Gil vê a política como ferramenta de transformação das pessoas

São Paulo – A apresentadora e chef de cozinha natural Bela Gil foi nomeada para participar do grupo de transição do governo Lula para discutir alternativas de combate à fome. Seu nome foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, em portaria assinada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB).

“Recebi com muita honra o convite para participar do núcleo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, escreveu Bela no Twitter. “Uma responsabilidade que carrego com a certeza de que nos levará a caminhos mais prósperos e saudáveis.” Defensora do slogan “cozinhar é um ato político”, ela falou ainda em transformação. “Sempre enxerguei a política como um dos pilares da transformação que eu acredito e almejo. É ela que nos dá ferramentas práticas para, efetivamente, transformarmos a vida das pessoas hoje e no futuro”, afirmou Bela, que também é vice-presidente do Instituto Brasil Orgânico (IBO).

Política de inclusão

Também fazem parte desse núcleo a senadora e ex-candidata Simone Tebet (MDB-MS) e a ex-ministra Tereza Campello. Além delas, a assistente social e também ex-ministra Márcia Lopes e o deputado estadual mineiro André Quintão. O mesmo decreto traz ainda os nomes de Renato Maluff, coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), e o secretário-executivo do MDB, Reinaldo Takarabe.

Em 19 de outubro, Bela Gil já comentava efeitos da política dos governos petistas nesse campo. “Mto além do Bolsa Família, a política de inclusão do governo Lula foi bem sucedida pq também incluía um ciclo completo de cuidados com a população, combinando o auxílio com a necessidade das crianças estarem na escola, tomarem vacina e mulheres grávidas realizarem o pré-natal”, escreveu. Além disso, dinheiro não basta, lembrou, ao afirmar que políticas públicas integradas promovem desenvolvimento social e redução de desigualdades, viabilizando o acesso à saúde, alimentação e educação para todxs”. Nascida em Salvador, Bela tem 34 anos. É filha do compositor e cantor Gilberto Gil e Flora.

Fome x mercado

Assim, o combate à fome é prioridade do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que enfatizou o tema em pronunciamentos ao longo da semana. O que causou reações incomodadas do chamado “mercado” financeiro. A transição do governo tem 31 núcleos temáticos.

Lula passou neste sábado por exames de rotina no Hospital Sírio Libanês, emSao Paulo. Segundo boletim, ele foi diagnosticado com “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”. Leucoplasia é uma mancha na mucosa da corda vocal. Além disso, outros exames de imagens estavam normais “e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”. O presidente deve viajar na segunda-feira (14) para o Egito, a fim de participar da COP27, a conferência climática das Nações Unidas.