Expectativa

Bancários esperam vitória de Lula no 1º turno, diz Ivone Silva

Líderes metalúrgicos manifestam esperança na eleição do ex-presidente. Em Heliópolis, clima é de “festa democrática”, disse Raimundo Bonfim da Central dos Movimentos Populares

"Todo mundo está entendendo o mal que Bolsonaro fez", destacou Ivone Silva

São Paulo – A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Ivone Silva, disse neste domingo (2) que espera vitória do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno. Em entrevista ao programa Especial Eleições 2022, da TVT, Ivone disse acreditar que a maioria dos eleitores entendeu o mal que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) fez ao Brasil nos últimos quatro anos. Informalmente, ela comentou que a “pesquisa Databancários” também indica vitória do petista logo na primeira volta.

“Nos bancários, é Lula disparado”, afirmou a presidenta do sindicato. De acordo com ela, a categoria entendeu as ameaças que o atual governo representa para os bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o BNDES. Nesse sentido, ela afirmou que as intenções de votos em Bolsonaro entre os trabalhadores é significativamente menor do que a média apontada nas últimas pesquisas divulgadas ontem (1º), que também apontam a possibilidade de vitória de Lula no 1º turno. “Na nossa categoria, ele (Bolsonaro) tem algo em torno de 24%, 25%.”

Ivone votou em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Disse que, por lá, a votação transcorreu com normalidade. As filas, em algumas sessões, no entanto, estavam relacionada à dificuldades na identificação biométrica dos eleitores, segundo ela.

Além disso, a dirigente sindical dos bancários afirmou que ficou marcado no “imaginário” das pessoas a maneira como Bolsonaro debochou das vítimas da pandemia, além do seu discurso anticientífico. “É bem possível, bem provável, que daqui a pouco vamos ter os resultados com a vitória de Lula no primeiro turno. O que vai ser algo inédito”, frisou. Desse modo, ela acredita que a volta do petista à Presidência significará pôr o Brasil “nos trilhos” novamente.

Lula “muito tranquilo”

Do mesmo modo, o presidente Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Moisés Selerges, disse que Lula está “tranquilo”, aguardando o resultado do primeiro turno. Moisés está em hotel na região central de São Paulo, onde o ex-presidente Lula e sua equipe acompanham a apuração. “Notei nele uma tranquilidade muito grande. Nós estamos muito ansiosos para que saia logo o resultado, mas Lula está muito tranquilo, aguardando o resultado oficial.”

Para o dirigente, o povo quer “mudança”. “Um país melhor, diferente desse que a gente vê, com milhões de desempregados, pessoas dormindo na rua, passando fome”, disse Selerges ao repórter Jô Myiagui, da TVT. Nesse sentido, ele criticou o governo atual. “Não tem gestão, na verdade. Ele nunca conversou com o sindicato, nunca conversou com ninguém. O negócio dele é plantar soja e milho, derrubar árvore e matar indígenas. É isso que eles sabem fazer. Vamos esperar acabar o ciclo dele e começar uma nova realidade para o país.”

Otimismo

Para o coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim, a expectativa é “das melhores”. “Fizemos uma campanha para ganhar no primeiro turno. Porém sabemos que pode haver segundo turno. Também estamos preparados”, afirmou. À repórter Julia Pereira, da TVT, Raimundo disse que passou o dia em Heliópolis, maior favela da capital paulista, na zona sul. O clima por lá, segundo ele, é de “festa democrática”.

“Se depender de Heliópolis, Lula está eleito hoje no primeiro turno. Foi muito animado o dia inteiro”, disse Raimundo. “Quando encerrou, as pessoas saíram com bandeiras, comemorando. Então, é muita animação no Heliópolis, e assim como no Brasil inteiro. Sobretudo nas periferias e bairros populares, locais onde teremos uma grande votação para Lula.”

Acompanhe o Especial Eleições 2022