Aposentados rejeitam acordo com o governo mesmo com avanços

Depois de indicar que havia avanços nas propostas apresentadas na segunda, Cobap desiste de reunião que serviria para bater o martelo

A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) desistiu de participar da reunião marcada com o governo para esta terça-feira (25). O encontro, que deveria selar a política de reajuste salarial com ganhos reais para 2010 e 2011, ocorre apenas entre ministros e centrais sindicais.

Na segunda-feira (24), no entanto, a Cobap havia manifestado satisfação com o avanço das discussões, citando como principal fator a garantia de aumento real nos próximos dois anos para os aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo. A categoria chegou a ressaltar que o acordo era inédito.

Mas, ao consultar as direções estaduais, a Cobap definiu que o melhor seria rejeitar a proposta, que incluía ainda a manutenção na pauta do Congresso de projetos considerados importantes pelos aposentados, como a recuperação dos benefícios. O único ponto ainda em aberto era o fim do fator previdenciário, que seria substituído por outra regra a ser apresentada pelo governo.

Agora, a Cobap deve aceitar o que for definido entre o governo e as centrais sindicais. Caso sejam mantidos os termos da segunda-feira, o reajuste em 2010 e em 2011 deve ficar em torno de 6,5% – serão levados em conta 50% do aumento do PIB e a cobertura da inflação pelo INPC. Além disso, os aposentados garantem ter a promessa do presidente da Câmara, Michel Temer, de que vai discutir com os líderes partidários a colocação em votação o Projeto de Lei 1 de 2007, que prevê a vinculação do aumento dos benefícios ao do salário mínimo.