Aposentados avançam para conquista de aumento real

Categoria pode conquistar nesta terça-feira política de ganho real para os benefícios por dois anos seguidos

Uma nova reunião nesta terça-feira deve bater o martelo sobre as negociações entre governo e aposentados, que se arrastavam há semanas (Foto: Cobap)

Depois de cinco horas de discussão, os aposentados conseguiram nesta segunda-feira (24) avanços nas negociações com o governo. A categoria saiu otimista da reunião com o ministro Luiz Dulci, da Secretaria-Geral da Presidência, o ministro da Previdência, Luiz Pimentel, o líder do governo na Câmara, Henrique Fontana, e o deputado Pepe Vargas.

O principal avanço, a ser ratificado em nova reunião nesta terça (25), é o sinal verde para estabelecer uma política de ganho real dos benefícios do INSS nos próximos dois anos. A Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) estima que o reajuste para o próximo ano daqueles que recebem acima de um salário mínimo fique em torno de 7%, contra um pedido inicial de 8,9%. Com isso, os aposentados abrem mão do projeto 1 de 2007, que vincula o aumento dos benefícios ao reajuste do mínimo.

Além disso, o governo aceitou criar uma comissão permanente com representantes de centrais sindicais, dos aposentados e dos ministérios para debater temas relativos à categoria, como a garantia de direitos previstos no Estatuto do Idoso.

Os dois lados ainda debatem a questão do Favor Previdenciário. Em troca do projeto que prevê mudanças no cálculo da aposentadoria, a Cobap negocia mais estabilidade aos trabalhadores que estejam perto de atingir o tempo de contribuição.