8 de janeiro

Alexandre de Moraes deve passar dados de investigações do 8 de janeiro para CPI no Distrito Federal

Ministro esteve com deputados distritais para acertar o compartilhamento de dados entre o STF e a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as ações contra a democracia

Reprodução/cuca da UNE
Reprodução/cuca da UNE
Enquanto magistrado no Supremo, Moraes é relator dos inquéritos que investigam os atos dos bolsonaristas

São Paulo – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, realizou hoje (29) uma reunião com integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apuram atos golpistas do dia 8 de janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Os deputados distritais receberam autorização do ministro para o compartilhamento de informações referente aos atos entre a CPI e o Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto magistrado no Supremo, Moraes é relator dos inquéritos que investigam os atos dos bolsonaristas.

O aceno positivo de Moraes veio após pedido do presidente da Comissão, deputado Chico Vigilante (PT). “O ministro foi muito solícito conosco. Conversamos com ele sobre a necessidade que temos de compartilhamento de alguns dados e da importância do trabalho que está sendo realizado pela CPI. Ele designou um juiz auxiliar para entrar em contato com o procurador da Câmara Legislativa do DF. Então, para que seja feito o devido compartilhamento, salvo algumas exceções de informações que estão sob extremo sigilo”, informa o petista.

Vigilante também disse que, de acordo com Moraes, o Supremo já apurou uma série de informações. Ainda afirmou que o ministro deu a entender que ações serão tomadas nos próximos dias. O deputado não poupou elogios à atuação do ministro no caso. “O ministro merece nossos elogios por ter agido de imediato quando tudo aconteceu. Se não tivesse existido uma atuação célere por parte do Judiciário, facilmente isso teria reincidido”, disse.

A CPI volta a se reunir amanhã, às 10h. Na ocasião, os parlamentares ouvirão o Tenente-Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Henrique da Silva Pinto e também apreciarão sete requerimentos.