Investigações

Alexandre de Moraes fala à CPI do DF sobre o 8 de janeiro nesta quarta

Deputados distritais pedem ao ministro do STF que compartilhe informações de investigados sobre atos antidemocráticos. Audiência está marcada para 10h

Antonio Cruz / Ag. Brasil
Antonio Cruz / Ag. Brasil
Alexandre de Moraes: audiência com ministro do STF é fundamental para CPI identificar mandantes dos atos golpistas de 8 de janeiro

São Paulo – O deputado pelo Distrito Federal Chico Vigilante (PT), que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os atos terroristas de 8 de janeiro em Brasília, tem audiência nesta quarta-feira (29), às 10h, com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Na audiência, que a pedido de Moraes será realizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Vigilante e demais membros da CPI vão pedir que o STF compartilhe com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) informações sobre as pessoas investigadas por participação nos atos terroristas na Praça dos Três Poderes. Moraes é o relator, no STF, dos inquéritos que investigam atos golpistas.

“Estamos fazendo uma CPI apartidária aqui no Distrito Federal, no âmbito da CLDF, com o objetivo de descobrir a verdade sobre os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro e do dia 12 de dezembro. Queremos saber quem financiou aqueles atos terroristas, quem os organizou e para quem organizou”, afirma Vigilante.

“Estamos tendo dificuldades para chegar até as pessoas que já se encontram sob investigação do STF, uma vez que o Tribunal não compartilhou conosco o material que já possui”, diz o deputado sobre a motivação que levou ao pedido de audiência com Moraes.

“Vamos, então, conversar com o ministro Alexandre de Moraes sobre a responsabilidade que temos com esta CPI e o quanto é importante o compartilhamento das investigações que eles fizeram até agora, respeitando-se sempre, claro, os processos sigilosos”, afirma o deputado.

Leia também: Ministros do STF e governo defendem redes reguladas. Empresas rebatem

Além de Chico Vigilante, participam da audiência o relator, Hermeto (MDB); e os deputados Jaqueline Silva (sem partido), Daniel de Castro (PP), Fábio Felix (PSol), Robério Negreiros (PSD) e Joaquim Roriz Neto (PL).