Alencar está bem e se alimenta normalmente, diz médico

Alencar durante visita de Lula e Dilma na quinta-feira (23), ao hospital (Foto: Ricardo Stuckert/PR) São Paulo – O vice-presidente da República, José Alencar, está bem e se alimentando normalmente, […]

Alencar durante visita de Lula e Dilma na quinta-feira (23), ao hospital (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

São Paulo – O vice-presidente da República, José Alencar, está bem e se alimentando normalmente, segundo o cirurgião Raul Cutait, um dos médicos da equipe responsável pelo seu tratamento. Ao deixar o Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, Cutait disse que, no domingo (26), o vice não recebeu transfusão de sangue nem fez hemodiálise – filtragem artificial do sangue.

Internado com hemorragia intestinal, Alencar foi submetido a uma cirurgia de emergência na última quarta-feira (22). Foi a 17ª intervenção cirúrgica em cerca de 13 anos de luta contra o câncer. O procedimento não conseguiu, entretanto, conter o sangramento. O problema só foi controlado ontem (25), com o auxílio de medicamentos.

No começo da tarde, o vice-presidente recebeu a visita do ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na ocasião, ele reiterou a vontade de estar presente na posse da presidenta eleita, Dilma Rousseff.

De acordo com a equipe médica, a presença de Alencar na cerimônia vai depender da evolução do quadro clínico nos próximos dias.

Mantega aposta

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, acredita que Alencar, estará na posse de Dilma. O ministro falou à imprensa após visitar Alencar por pouco mais de 40 minutos no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. “Acho que ele tem condições porque está se recuperando. Não é uma opinião médica, evidentemente. Mas pela lucidez eu acho que ele vai ter condições de estar lá.”

Segundo Mantega, Alencar estava bem disposto e os dois conversaram bastante, principalmente, sobre economia. Durante o encontro, Alencar ressaltou sua vontade de comparecer à cerimônia de posse. “Ele quer terminar a missão dele como vice-presidente”, destacou Mantega.

O ministro também disse estar feliz com os elogios feitos por Alencar a Dilma e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na quinta-feira (23), o vice-presidente elogiou a manutenção de Mantega no comando do ministério no próximo governo.

“Fico muito feliz de receber esse elogio, principalmente dele que foi um grande amigo o tempo todo e teve uma participação fundamental no governo”, disse o ministro.

Fonte: Agência Brasil