Dilma e Alckmin têm novo encontro antes de protestos por propinoduto

em São Paulo

Roberto Stuckert Filho/PR

Cerimônia oficial em Ribeirão Preto (SP). Nesta terça-feira (13), Alckmin tenta novamente ‘sair bem na foto’, em novo evento com Dilma

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff comanda, no início da tarde de hoje (13), em Itapira, no interior de São Paulo, a inauguração da unidade de biotecnologia de uma fábrica brasileira de medicamentos. É a segunda visita presidencial ao estado em dois dias e a terceira em duas semanas – ela esteve na capital paulista no dia 31 de julho, para anunciar investimentos federais em mobilidade urbana. Assim como ontem, ela deverá ser acompanhada de perto pelo governador Geraldo Alckmin.

Em Ribeirão Preto nesta segunda-feira (12), para inaugurar um duto para transporte e distribuição de etanol, Dilma e Alckmin preferiram não fazer críticas e mantiveram o tom de cordialidade recíproca – duas semanas atrás, a presidenta foi severa ao referir-se à lentidão nas obras de expansão do Metrô em São Paulo.

Coincidentemente, a dupla será novamente reunida na véspera de uma manifestação popular que pretende ampliar o conhecimento público e exigir providências das autoridades sobre as denúncias envolvendo a sucessão de governos do PSDB no estado e sua relação com empresas participantes de licitações referentes ao transporte ferroviário na capital, metrô e trens da CPTM. Os protestos estão previstos para o início da noite desta quarta-feira (14), no centro de São Paulo.

Remédios

Na unidade a ser inaugurada – com a presença esperada também do ministro da Saúde, Alexandre Padilha – serão produzidos hormônio de crescimento e interferon, uma proteína utilizada no tratamento de doenças virais. Os investimentos chegam, segundo números divulgados pela empresa (o laboratório Cristália), a R$ 80 milhões. O projeto teve financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Agência Brasileira de Inovação (Finep), por meio de parceria público-privada.

Nessa segunda-feira (12), durante seu programa semanal de rádio, Dilma lembrou que os investimentos em fábricas nacionais levam a uma economia de recursos públicos na compra de medicamentos. “Cada parceria para a produção de medicamentos que nós fechamos com o laboratório significa mais remédios de qualidade e uma importante economia para o Ministério da Saúde”.

A cerimônia de hoje também marca a expansão da produção de remédios contra o câncer pelo laboratório. Até 2014, a empresa pretende inaugurar uma fábrica de peptídeos, para a produção de medicamentos

Com reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil