Competitividade

Dilma e Alckmin superam críticas e reforçam importância de parcerias

Presidenta e governador paulista inauguraram primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol em Ribeirão Preto, hoje (12)

roberto stuckert filho/pr

Inauguração do primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol Ribeirão Preto-Paulínia afinou discurso dos dois

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff, que, recentemente fez críticas à demora nas obras de expansão do Metrô em São Paulo, reforçou hoje (12) a importância dos investimentos feitos em São Paulo para fomentar a economia no país, durante inauguração do primeiro trecho do Sistema Logístico de Etanol em Ribeirão Preto, no interior do estado, ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A presidenta disse que o país não tem uma infraestrutura logística compatível com sua dimensão e necessita de investimentos no setor para garantir a competitividade.

Os dois deixaram as críticas de lado. Alckmin cumprimentou Dilma e chegou a lhe transmitir um “abraço afetivo” da primeira dama de São Paulo, Lu Alckmin. O tucano reforçou a importância da parceria com o governo federal na construção de um aqueduto no rio Tietê, também para transporte de etanol. “Quero aqui reiterar o compromisso com a energia limpa e renovável e reiterar nosso compromisso com o setor, que é importante do ponto de vista social e econômico”, disse. “Este duto vai ser um impulso para redução de custos e para a competitividade.”

O duto, com 206 quilômetros de extensão, escoará o derivado da cana-de-açúcar do Terminal Terrestre de Ribeirão Preto à Refinaria do Planalto (Replan), em Paulínia, e será operado pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.

Dilma avaliou que o Brasil não tem um sistema logístico suficiente para escoar sua produção e que o governo “faz um esforço grande” para melhorar rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. “Estamos apostando muito que Brasil precisa de um novo sistema de logística. O Brasil tem na integração de diferentes modais de transporte um elemento crucial para garantir sua competitividade.”

“Através de concessões pretendemos expandir 10 mil quilômetros de ferrovias e duplicar 7 mil quilômetros de estradas”, reforçou, lembrando que os primeiros leilões ocorrerão ainda neste mês. “Este é um dos grandes desafios. Nós construímos um programa de logística que tem concessões rodovias e ferroviárias os seus eixos.”

A presidenta espera que o Congresso Nacional vote ainda neste mês um projeto de lei do Executivo que reduz PIS e Cofins da comercialização de etanol, que pode reduzir o preço do combustível em R$ 0,12. “Nosso Brasil precisa desses investimentos. Não podemos deixar de falar da liderança que temos há mais de 40 anos na área do etanol. Temos vantagem competitiva em várias questões e estratégica na questão ambiental.”

Dilma lembrou que a cadeia produtiva do etanol é “muito expressiva” na geração de emprego e que o etanol brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua vantagem competitiva e ambiental. “O etanol não compromete o meio ambiente, ele poupa gases do efeito-estufa na medida em que é um combustível limpo e renovável.”

O duto inaugurado hoje é a primeira etapa de uma obra que interligará 45 municípios produtores de etanol. Permitirá a transferência do combustível, por outros dutos, para Barueri e para o Rio de Janeiro. “Na verdade, por trás de todo esse processo está o estabelecimento de uma rede de captação e distribuição de etanol para os mercados consumidores. É a primeira fase de um projeto desafiador”, disse Dilma.

Leia também

Últimas notícias