Eleições 2022

Com ataques a Lula, Ciro Gomes aumenta isolamento político e dá combustível a bolsonaristas

Sem tréguas no empenho em criticar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes está cada vez mais isolado no cenário político e em seu próprio partido

Reprodução - Youtube
Reprodução - Youtube
Eleição, petismo e bolsonarismo permearam a conversa, com farpas, entre as duas figuras públicas

Ainda repercute nas redes sociais na manhã desta segunda-feira (23) o embate entre o pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, e o humorista Gregório Duvivier em live na sexta-feira. Sem tréguas no empenho em criticar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes está cada vez mais isolado no cenário político e em seu próprio partido, que é um aliado histórico do Partido dos Trabalhadores.

“Para ganhar o eleitorado de direita, você está emulando uma retórica de direita”, disse o humorista a Ciro Gomes, durante a live. “Querendo ajudar o Lula, você está dando a maior ajuda que poderia dar ao Bolsonaro”, retrucou Gomes, durante o debate acalorado. 

Tudo começou quando Duvivier defendeu no Greg News, seu programa na HBO, que para “salvar a democracia” os eleitores do pedetista trocassem seu voto para Lula (PT). Em reação, Gomes convocou o humorista para o debate com transmissão ao vivo.  

Em menos de 24 horas, a repercussão nas redes rendeu ao menos 170 mil posts no Twitter sobre o assunto, a maioria desfavorável ao político.  

“Um homem como você deveria se manter equidistante, criticar a todos nós”, opinou Ciro, defendendo que seu interlocutor precisa “amadurecer”. “Equidistância não existe, cara. Você é político há quanto tempo? E vem falar de equidistância?”, reagiu Duvivier. 

Na opinião de Ciro, Duvivier pede que os brasileiros “votem acriticamente em Lula”. Negando que isso seja verdade, Gregório, que em 2018 votou em Ciro no primeiro turno, afirmou que o faria de novo se houvesse chance de o político derrotar Bolsonaro (PL). “Tudo que você faz de errado você fala no Lula, que obsessão você tem com o Lula?”, questionou.

Isolado dentro do próprio partido

Nesta segunda, reportagem do jornal O Globo também destaca o isolamento de Ciro Gomes dentro de seu partido, o PDT. Isso porque o partido está aberto a alianças com o PT nas eleições para governos estaduais.

Leia também: Ao bajular Elon Musk, Bolsonaro reforça caráter submisso e entreguista

 “No Maranhão, por exemplo, o pré-candidato ao governo e senador Weverton Rocha (PDT) deve contar com o apoio de uma parte do PT, embora oficialmente o candidato do partido seja Carlos Brandão (PSB)”, afirma o texto assinado por Natália Portinari.

Com informações do ‘Brasil de Fato’ e ‘O Globo’


Leia também


Últimas notícias