RUMO À BARBÁRIE

Bolsonaro zera imposto de importação de revólveres e pistolas

Governo segue sem dar respostas sobre plano nacional de vacinação e, agora, deixará de arrecadar 20% com importação de produtos

Marcelo Camargo/EBC
Marcelo Camargo/EBC
Desde o início de seu mandato, em 2019, Jair Bolsonaro tomou medidas para flexibilizar a posse e o porte de armas pela populaçã

São Paulo – O governo de Jair Bolsonaro zerou o imposto de importação para revólveres e pistolas, a partir de 2021. Com a medida, o Brasil deixará de arrecadar 20% sobre o valor do produto. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (9).

Desde o início de seu mandato, em 2019, Jair Bolsonaro tomou medidas para flexibilizar a posse e o porte de armas pela população. Em agosto deste ano, a Polícia Federal formalizou uma autorização para que um cidadão possa comprar até quatro armas de fogo.

Além disso, em abril, o presidente revogou três portarias sobre rastreamento, identificação e marcação de armas e munição. Uma das portarias criava o Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército, que, além de armas e munição, também faria um controle maior de explosivos, como os comumente usados em explosões de caixas eletrônicos.

O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) criticou a medida. “Bolsonaro acaba de anunciar em suas redes sociais que zerou impostos de importação de revólveres e pistolas, o que facilitará a circulação de armas. Bolsonaro tem compromisso com milícias e contribui com grupos criminosos como o que realizou assalto em Criciúma”, disse no Twitter.

Sem programa de vacinação e com a possibilidade de o país sofrer com a falta de insumos hospitalares, Bolsonaro, novamente, não dá uma resposta no combate a covid-19. “Países do mundo inteiro correndo para garantir a imunização do seu povo e Bolsonaro fissurado em zerar impostos de armas. Mais uma vez, na contramão de tudo o que é minimamente razoável e relevante, o governo empurra o Brasil para o abismo”, criticou Alessandro Molon, deputado federal pelo PSB-RJ.


Leia também


Últimas notícias